Para tomar decisões sobre qual engine ou linguagem utilizar em meus projetos pessoais, costumo analisar alguns pontos.
Qual meu objetivo?
Primeiro analiso qual o meu objetivo por tras do projeto, quero aprender uma nova tecnologia, como um padrao de projeto, quero resolver uma tarefa que acaba tomando meu tempo como fazer um relatorio ou simplismente quero dar vida a algo que sonhei ou pensei.
Quais são os requisitos do projeto?
Devo determinar se o projeto será em 2D ou 3D e se será desenvolvido para PC, mobile ou ambos.
Quais linguagens são mais familiares para mim?
Por exemplo, se tenho mais experiência com JavaScript do que com C#, é natural buscar uma maneira de implementar o projeto utilizando uma linguagem que já domino.
Existem opções superiores?
Às vezes, a melhor escolha pode ser uma opção desconhecida. Por exemplo, se desejo criar um jogo com gráficos de alta qualidade, consideraria usar o Unreal Engine. No entanto, se o requisito não é tão exigente, como no caso de um jogo 2D com necessidades mais simples, o RPG Maker pode ser mais adequado devido à sua facilidade de uso.
Há restrições de prazo?
Um desafio comum em projetos pessoais é a tendência de buscar qualidade infinita, o que pode resultar em projetos intermináveis.
Para evitar isso, estabeleço prazos concretos. Por exemplo, decido que tenho 6 meses para desenvolver um player de vídeo para Android, Tento cumprir este prazo.
Em resumo, o primeiro passo é definir o escopo do projeto e os requisitos de entrega. Em seguida, avalio minhas habilidades, conhecimento e recursos disponíveis.
Com essas informações em mãos, posso analisar os prós e contras de cada opção. Escrever esses pontos em um papel facilita a tomada de decisão, já que a escolha ideal pode variar de pessoa para pessoa.
Então meu conselho e estude a fundo oque você quer fazer e busque algo que atenda os seus requisitos, a melhor linguagem a usar e aquela que resolve seu problema na minha opniao.