Executando verificação de segurança...
3

Ótimo post, pra mim robôs não tem sentimentos ou vida própria, são como ferramentas.
E devem sim ser substituidos se necessario.
Não existe isso de "ferir", "sofrer", defender sua "vida". São algoritmos e um monte de portas logicas, software e hardware. Uma máquina não tem sentimentos, assim como um software ou hardware também não tem. Oque acredito é que hoje as pessoas estão tão carentes, por não terem estrutura familiar que procuram afeto em qualquer coisa que pareça demonstrar afeto.
Creio que no futuro vai piorar.. pode parecer ficção cientifica, mas vai ter gente casando com maquina, gente amigando com maquina, gente adotando um gato robo e por ai vai.
Já temos vislumbres disso, como o caso de varios japoneses que se casaram com IAs hologramas, como o caso do Akihiko Kondo que se casou formalmente com uma IA holograma da hatsune miku.
A empresa que faz o IA holograma, a Gatebox Inc. confirmou ter emitido quase 4 mil certidões de "uniões multidimensionais" desde 2018.

Quem quiser ver mais detalhes sobre a empresa vou deixar o link do site oficial abaixo:
https://www.gatebox.ai/

Carregando publicação patrocinada...
2

com seu relato eu lembro do filme Ex-Machina - Instinto Artificial, onde a robô seduz e engana o rapaz que seria o seu "psicólogo robocista" afim de obter a liberdade e mata o seu criador.