Executando verificação de segurança...
1

Backend Challenge. Isso vale a pena? É normal em um processo seletivo?

Me inscrevi para uma vaga, e recebi um "Backend Challenge" como requisito para proseguir no processo seletivo.
O projeto:

  1. Criar um banco de dados
  2. Criar uma REST API
  3. Criar um CRON para um scraping
  4. Configurar um docker
  5. Documentar a API
  6. Escrever testes unitarios para cada endpoint
  7. Gravar um video apresentando a API

SÓ ISSO TUDO

ISSO É NORMAL EM UM PROCESSO SELETIVO?
Fico pensando se estou perdendo uma oportunidade ou se realizar esse Challenge vai ser uma perda de tempo...
Qual a sua opinião?

*Me faz lembrar um video do Lucas Montano, em que ele fala muito sobre isso:
Diga NÃO para Coding Interview Challenges
*

Carregando publicação patrocinada...
2

Considerando que muitas pessoas podem ter a mesma ideia (perda de tempo fazer esse teste por completo) com certeza é uma oportunidade, mas acho que isso depende muito do momento. Um junior procurando o primeiro emprego, por exemplo, com certeza é um esforço válido.

1

Concordo totalmente. Se for realmente para um Junior buscando a primeira vaga (e pelas exigências do desafio, parece ser), eu também acho válido. O máximo que pode acontecer é não conseguir esta vaga, mas ter criado um repositório no Github onde futuros possíveis empregadores podem conhecer melhor a forma de pensar e programar do candidato.

Até mesmo se não for para o primeiro emprego, talvez possa valer a pena dependendo da empresa. Se for uma empresa em que vale a pena investir, por que não?

Eu geralmente criticaria esse desafio, mas haja visto a quantidade absurda de gente querendo migrar pra área e fazendo cursinhos de algumas dezenas de horas e se auto intitulando "software engineer" no LinkedIn, é justo até certo ponto querer validar os conhecimentos do candidato.

1

Eu já participei de processo que passei 1 mês dentro da empresa para eles me avaliarem e eu ir aprendendo como eles funcionam. Isso é um processo seletivo bom. Esse seu parece bem razoável. Se é comum eu não sei, mas deveria ser mais. Na verdade, daí para cima.

Você quer que simplesmente a empresa confie em você? isso não vai acontecer. É um direito da empresa fazer o processo como ela quer. E é um direito seu não participar. Se você pode ficar selecionando assim, ótimo. Você provavelmente perderá muito tempo pulando de galho em galho até alguém achar que você está certo.

Eu não vi o vídeo, e não sei se isso foi dito. Eu já vi pessoas afirmando algo, fui ler o artigo (quando é para ler eu tendo a ir mais) e dizia algo diferente, em alguns casos era até o oposto do que a pessoa aofrmava. Telefone sem fio ocorre demais. Mas se foi dito para você fugir de desafios propostos em uma seleção, foge desse conselho. Claro que tem casos que pode ser abusivo, tem caso que a recomendação é fugir porque você não vai passar, pode ter outras questões envolvidas. Então não posso dizer que você deve fazer em todos os casos. Tem caso que podem estar avaliando até qual sua reação, sua capacidade de argumentação.

Já se perguntou o que vai perder? O tempo que não fará isso será gasto com o que? Tentar mais 10 outras vagas? Vai estudar mais para conseguir vagas melhores? Vai se divertir? Vai ficar se lamentando por não conseguir uma vaga? Vai dormir?

O que eu sei bem é que quase todas as postagens aqui de alguém com uma dúvida de carreira a pessoa quer que uma pessoa aleatória na internet decida por ela o que é bom para ela em qualquer situação que apareça sem olhar contexto algum. Eu sei que isso é bem ruim e precisa mudar. A pessoa acha que ela naõ está fazendo isso, proque ela sabe que é ruim, pelo menos quando eu falo, e ela não quer estar em uma situação de fazer isso. Não tem respostas simsples e universal. Isso as pessoas precisam aprender de uma vez pro todas.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Eu abordei esse assunto com maior profundidade nesse post.

Esse tipo de teste é bem comum e não raro é só uma parte do processo. Pessoalmente eu gosto se incluir aquilo que eu já sei ou já fiz, permitindo-me apenas adaptar sem ter que refazer do zero.

Desses tópicos o que foge um pouco da regra é a gravação de vídeo. Até hoje só me lembro de um processo que me pediu isso e eu deixei por último na lista de prioridade e acabei recebendo proposta de outro lugar antes.

Também gosto da abordagem da entrevista técnica.

1
1

Era somente isso? Não é tanta coisa se for para para analisar, só achei um pouco vago os requisitos "criar um banco de dados", não tem constraints nada?