Executando verificação de segurança...
1

Primeiro emprego: O que de fato faz você conseguir?

Eu tava, pela milesima vez, fazendo um currículo pra vê se arrumo pelo menos um estágio e me dei conta que já tenho 17 certificados de diferentes áreas (claro que todas na área de TI) então cheguei a conclusão de que sou o exemplo de que certificado e nada são a mesma coisa.

Claro, isso foi mais pelo estado que eu tô pelo fato de que não consigo arrumar nada mesmo estudando e tentando ir atrás, mas ao mesmo tempo eu ainda to sentindo isso como se realmente fosse verdade. Ta me desgastando muito ficar estudando e não conseguir nem trabalhar de graça pois eu faria isso só para ter a experiência porém nem isso eu arrumo.

Eu não desisto de estudar (quando digo estudar quero dizer estudar de verdade, não ficar só na teoria) pois já to fazendo faculdade, já perdi muito tempo estudando e pegando certificações, eu não sinto que foi tempo perdido por ser apaixonado pela área na real mas quando estou nos meus momentos mais pra baixo é impossível não pensar assim.

Isso tudo é mais um desabafo do que qualquer outra coisa.

Carregando publicação patrocinada...
1

Não desanime meu caro, foque em estudar e desenvolver cada vez mais suas habilidades ao ponto de se sentir confiante para entrevistas. Certificados não são inúteis, mas certamente não são o que importa. Deter o conhecimento e conseguir executar o que te pedem (numa entrevista por exemplo) é o que importa para o trabalho. Não somente fazer as coisas em relação a tecnologia, ams também demonstrar ser interessado, entre outras coisas ter também habilidades interpessoais. Aplique sempre que possível para uma vaga, visto que você só quer se ver inserido no mercado, o que mais tem é possibilidade. Com o tempo quando você começar a se tornar focado em algumas áreas, você verá que terá de filtrar as vagas ais quais quer aplicar, mas para começar qualquer coisa ajuda, pois a dinâmica de intereção com os colegas, o dia-a-dia fazendo deploy, corrigindo bugs, tratando com o pessoal de negócio, ajuda muito no desenvolvimento como profissional. No mais, não desista e boa sorte.

1

Cara isso é uma bad bem complicada, sinceramente é uma situação bem ruim, mas não talvez você só esteja com o currículo ou a maneira que você absorveu tudo não foi o ideal, é bem normal isso ocorrer, mas se não for o caso é a questão da resiliência, não oode desistir se for o seu sonho, ou a área que você gosta. boa sorte mano ! em breve vem !

1

Me candidatando.
Eu não tinha experiência na área de TI e estava cursando a faculdade, fiz um bootcamp na DIO e comecei a busca por uma vaga.
Zerei o LinkedIn umas 3x fora os outros sites, me candidatei a mais de 3mil vagas e consegui a minha primeira vaga para uma empresa na minha cidade, já estava sondando todas as empresas de TI da cidade, sempre ligava e me oferecia até que um dia deu certo.
Mas nunca deixei de me candidatar, se tu entrar no LinkedIn agora vai ver milhares de vagas, por que não se candidatou a todas?
É chato? Sim, mas tu tem que fazer e ninguém pode fazer isso por você.
Candidate-se.

1
1

Bom... não tenho como dizer algo que não seja um ataque direto a sua falta de garra.
Mas, dentre as milhares de vagas anunciadas você só precisa de uma. Só uma.
Não tem como errar se você tentar todas as alternativas.

1

Como você fez para buscar essas empresas da sua cidade na unha? Tentei buscar por consultorias e tal e o que eu vejo são empresas de cabeamento de internet e telefonia a rodo.

1

Opa, amigo. Vim aqui dar meus 20 centavos de contribuição, espero que ajude.

Não consegui nem trabalhar de graça, pois eu faria isso só para ter a experiência, porém nem isso eu arrumo.

  • Já tentou conseguir freela? Eu comecei com esse raciocínio também, de que queria ter experiência nem que fosse trabalhando de graça. Então cheguei para familiares e amigos e fiz uns 2 freelas de graça, após isso comecei a cobrar. Se você tiver muito conhecimento e experiência com projetos, não precisa fazer de graça, cobre! Apenas precisa sair vendendo seu peixe até achar alguém que queira uma landing page ou sistema (caso sua área seja web). Se não for, tem outras maneiras também. No meu caso, comecei de graça porque eu só sabia o básico kkk, mas ainda entreguei aplicações ótimas.

Quando digo estudar, quero dizer estudar de verdade, não ficar só na teoria.

  • Te entendendo, irmão. Sei como é frustrante. Mas nada na vida é fácil. Se for para se comparar, compare-se com outras profissões que recebem bem. Um médico não estuda um ano para conseguir o primeiro emprego. Se for para se comparar, compare-se com você mesmo, "há um ano atrás eu não conseguia nem fazer isso ou aquilo, hoje eu domino isso". O caminho para o sucesso é demorado e difícil. Requer muita disciplina e constância, e acredito que você tem isso. Então, só espere um pouco mais e tenha fé que vai dar certo. Se fosse fácil, todo mundo conseguiria kkkk.

Já perdi muito tempo estudando e pegando certificações.

  • Projetos! Foque em projetos!

Essas coisas que falei para você, eu falo para mim diariamente. Não sou um cara que já chegou ao sucesso profissional, estou no mesmo caminho que você. Falei isso tudo pois foi o que eu consegui entender com o tempo e gostaria que alguém tivesse me falado mais cedo antes das crises kkkkk. Vai dar tudo certo, irmão, fé!

1

A primeira parte sobre freelas e a parte de focar em projetos são coisas que pensando bem realmente falta para mim, vou seguir suas dicas e obrigado.