[PITCH] Aprendizados ao desenvolver a AlertPix
Há alguns meses eu fiz meu primeiro post aqui para falar sobre a AlertPix, uma plataforma que permite streamers receberem doações usando Pix e exibirem alertas personalizados.
Nesse post falei também sobre como construi essa plataforma publicamente no meu Twitter.
De lá pra cá eu evoluí bastante a plataforma e queria compartilhar um pouco do que aprendi ao subir meu primeiro produto que obteve sucesso
1 - Não precisa estar perfeito:
Sabe aquelas alterações que a gente fica sempre fazendo pra poder ficar "perfeito"? Pois é, elas sempre atrasam o lançamento de um produto e mais ainda, um produto nunca está pronto, sempre precisamos continuar mantendo ele.
Então lance a primeira versão e vá melhorando ela.
2 - O código é parte do processo:
Pra vender um produto, precisamos fazer mais do que só escrever código, como:
- Marketing
- Conversar com clientes
- Priorizar tarefas
- Coletar métricas
- Definir OKRs
Tenha em mente que serão mais coisas que essas, mas as que citei sempre são as mais comuns no dia a dia de um founder. Então se ficar muito pesado, considere encontrar um cofounder pra dividir as tarefas com você.
3 - Divida a carga:
Como mencionei a cima, se ficar muito difícil, encontre um cofounder.
Depois de um tempo tocando a AlertPix vi que estava demorando muito pra ter atualizações, já que eu precisava focar em outras coisas e cada vez menos em código.
Foi onde chamei o Daniel Lima pra me ajudar em vendas e customer success, deixando pra mim somente marketing, produto e gerência.
Isso ajudou bastante, e já no primeiro dia os resultados foram espetaculares.
Então considere dividir o quanto antes para o produto não ficar esquecido.
4 - Colete o máximo de feedbacks possível:
O ponto mais forte de um produto novo, é de estar próximo dos clientes.
Então aproveite isso, você não consegue conversar com o Sergey e pedir pra ele consertar um bug na inteface da Google.
Pelo projeto ser pequeno, o contato com os clientes é maior e isso traz mais confiança. Afinal, qual CEO você conhece que conversa com seus clientes e resolve os problemas?
São bem poucos. Então escute, melhore e repita.
Se você é streamer, vale a pena testar a plataforma, a taxa é a menor que você vai encontrar 😉
E claro, tendo alguma dúvida sobre como subir seu produto ou sobre a AlertPix, pode conversar comigo aqui nos comentários ou no meu Twitter.