Vou aprender Golang até o fim do ano!
Um pouco sobre mim
Meu nome é César Carriel moro no Mato Grosso do Sul, atualmente atuo como CTO na Mercado Radar uma startup de análise de dados e big data para e-commerce, já tenho uma certa experiência com Python, Django, Django Rest Framework entre outras tecnologias do ecossistema do Python.
Motivação
Quando fiz faculdade pude aprender várias linguagens de programação como C, Java, Javascript, Python, Golang entre outras, mas acabei me dedicando no Python porque na época já gostava da linguagem e era interessante para meu trabalho da época. Com o fim da faculdade acabei focando de vez em trabalhar com Python já que não tinha a obrigatoriedade de programar em outras linguagens, depois de um tempo comecei atuar como desenvolvedor backend em uma startup usando Python e Django e de lá para cá nunca mais usei outra linguagem.
Como já algum tempo que não trabalho com outra linguagem resolvi que aprenderei Golang, já tive algumas aulas dessa linguagem na faculdade há alguns anos e também já vi alguns vídeos do canal FullCycle, eu gostei bastante da linguagem na época, mas não me lembro de quase nada de sua estrutura.
Como planejo fazer isso
Como material para meus estudos tentarei usar apenas o que houver de graça na internet, em um próximo post descrevo melhor como será a minha estratégia para os estudos, mas já posso adiantar que usarei bastante dos conteúdos do canal FullCycle se tiverem mais alguma sugestão é só me enviar.
Para praticar vou usar o CodeWars inicialmente e depois começarei a implementar alguns projetos mais simples que encontrar no Backend Challenge.
Para documentar minha evolução nos estudos planejo criar um projeto no LogSec e usar como um diário do meu aprendizado.
Por fim quero refazer meu projeto de TCC que era um aplicativo para coleta de informações de infestação de pragas da cana-de-açúcar que darei mais detalhe dele em um post no futuro, mas basicamente era um aplicativo em React Native e uma API em Javascript com AdonisJS onde era possível fazer o gerenciamento de armadilhas georreferenciadas para pragas e a atualização dos índices de infestação dessa praga no passar do tempo, ainda não sei se irei refazer o aplicativo, mas para o backend implementarei também algumas funcionalidades que não consegui implementar na época.
Até o próximo post!