Executando verificação de segurança...
9

Me sinto perdido e a vontade de programar está se deixando levar

Olá amigo, hoje eu venho falar que eu acho que to perdendo o amor para o programar, por mais que me doa dizer isso, porque ainda, sim, eu gosto de programar hehehe, confuso não? Ultimamente tenho me sentindo tão burro que nem acho que consigo escrever isso dá qui.

Eu acho que perdi aquela chama por programar, mas às vezes ela volta, e saiu novamente e me sinto muito deprimido depois. Não sei se isso é normal, eu vejo vídeos e realmente me animam sobre programando isso ou aquilo, ou um mero vídeo de explicação.

Existem muitas coisas que eu quero fazer, mas to com muita coisa na cabeça agora, de modo de eu chegar em casa e só querer jogar, eu não sei mais o porquê de eu estudar, eu não o porquê eu tô assim. Só queria compartilhar isso com alguém da área, nem sei se esse é o lugar certo para isso.

Carregando publicação patrocinada...
8

eu estava sentindo a mesma coisa. O que me fez mudar a mente foi o curso.dev.

A minha vida ta uma zona, filho doente, esposa me tirando do sério o tempo todo... coisas da vida cotidiana de todo pobre.

Então eu assinei com muito custo o curso.dev daquela maneira que todo pobre faz, 12 leves prestações...

Onde quero chegar é que alí o filipe me fez sair da zona de conforto, me fez ver coisas muito além do que eu poderia enchergar sozinho. Eu abri mão de jogo, lanche, só pra poder fazer parte dessa comunidade. E pra mim valeu a pena. Eu estou muito empolgado em fazer deploy do meu site em produção, levantar o banco de dados, aprendi sobre migrations. Coisa que eu nunca vi na minha vida.

Seja aqui ou lá no curso.dev você tem que saber que faz parte de algo. E faz, estamos todos juntos com você. Não desanima, busca coisas novas todos os dias que vai valer muito a pena.

1
1

Cara acho que tô precisando disso, mas como sou de menor ainda estudo por conta própria e eu tinha um brilho, mas parece que tudo tá diferente eu ainda amo programar, mas sinto que tem algo me predendo para eu não estudar e programar. Isso já tem mais de mês.

7

Tem um físico chamado Richard Feyman que, no seu livro: "Só pode ser brincadeira Sr. Feyman", conta como em determinado momento da sua vida, depois de muito tempo já formado em física e trabalhado na área, cansa de estudar física. Sua paixão se vai e ele ficar perdido.

Até que em um determinado dia ele vê uma criança brincando de boomerang no parque, e começa por si só fazer algumas contas para entender aquele movimento. Quando se dá conta, está fazendo física de novo, mesmo tendo enjoado dela. E é quando ele entende, que a física pra ele sempre foi na sua essência uma forma dele de brincar com a vida, de se entender com a vida.

Tente fazer da essência dos seus estudos uma brincadeira, uma forma de levar a vida e de se entender com ela. Tire um dias para essa reflexão.Talvez seja uma barreira que está precisando vencer. Tente pensar em algo que queria muito fazer, um projeto que mexa com suas motivações: seja um jogo, uma plataforma, algo para o trabalho de seus pais. Alguma coisa mais prático. Se for para outra pessoa, melhor ainda.

Abraço!

2
3

Ultimamente me sinto na mesma, mas eu consegui passar por cima desse problema definindo um objetivo a curto prazo. Estou no último ano da escola e tenho que desenvolver um tcc, e eu estou usando isso de combustível para continuar me aprofundando mais e mais em programação.

0
2

As vezes acontece comigo de eu dar uma desanimada mas quando eu encontro um projeto legal para fazer eu fico somente pensando nisso e só ligo o pc para codar e é bom pq eu acabo ficando bem imerso no código e acabo esquecendo o mundo lá fora. O complicado é quando eu termino o projeto pq eu fico meio desorientado e sem animo para trabalhar mas quando eu consigo entrar eu só paro quando está concluido. Talvez se você encontrar um projeto curto para fazer isso te anime será?

1
2

Acho que a vontade de programar é importante, trabalhar com o que gosta é bem gratificante mas o melhor ainda é você saber que sua vida financeira está ok! Então, quando eu desanimo, eu abro minha conta do banco e vejo que eu tenho dinheiro o suficiente, que eu consigo pagar minhas contas e até "luxar" um pouco comprando uma roupa de marca maneira ou algo do tipo. Creio que é isso, é importante gostar de programar, ter tesao naquilo maaaas trabalho é trabalho, no final você faz aquilo por dinheiro e o dinheiro move o mundo, não tem jeito

1

Claro, mas acontece que eu ainda sou menor de idade, mas meu senho sempre foi ser o melhor programador possível, isso parece ser meio besta, mas é o que me motiva a estudar.

1

Estou com 26 anos e dos 11 anos aos 22 anos eu passei só jogando lol, call of duty e etc. Até tenho vontade de jogar as vezes, mas o momento da minha vida não permite mais, e eu preciso entender isso. Muitas pessoas que chegaram onde chegaram tiveram que se sacrificar(mesmo sendo um saco) e eu e você não somos diferentes.

1

Eu acho que isso é normal, eu quase desisti várias vezes, mas eu sou tarado por tecnologia (não há uma expressão melhor que essa kkkkk).

Então eu tô sempre na internet vendo coisas novas, e me aventurando.

Cara, tira um tempo pra esfriar a cabeça, pra descansar e viver um pouco, mas não desiste da programação não, é normal em algum momento da vida passarmos pela síndrome do impostor.

1
1
1
1

Cara, é assim mesmo, claro cada um sabe dos seus processos internos - ou deveria saber - montei um computador novo ... o da minha esposa parou, peguei o meu e passei pra ela! Montei outro, a fonte dela parou rs - tirei do meu, vou comprar uma agora. Sem falar que programar é como andar de bicicleta, as quedas te ensinam e muito. Quer ser mais ousado? Novas quedas. Quer andar de skate? Muitas quedas! Buscar algo que tem valor tem seu sacrifício.

1