Não amigo; você está equivocado, principalmente na sua conclusão.
Quando eu li no seu texto que você escreveu sobre backpropagation; eu presumi que tivesse um conhecimento profundo sobre MLP (Multi Layer Perceptron), no entanto você confundiu IA com essas LLMs modernas que se tornaram populares.
O detalhe importante é que o ChatGPT não está mais sendo inteligente atualmente pois ele não está mais aprendendo nesse momento.
Mas ele estava sendo inteligente quando ele aprendeu.
-
Primeiro de tudo precisamos de uma definição de "o que é inteligência".
Então novamente vamos retornar a um problema que é: Os mais estudiosos sobre esse assunto não sabem com precisão o que é inteligência.
Dessa maneira precisamos assumir algumas aproximações, e de novo uma definição simplificada para inteligência seria: "a capacidade de aprender". -
Segundo; não podemos considerar que Inteligência seja uma faculdade exclusivamente humana, pois absolutamente nada garante que outros entes não humanos não possuam inteligência.
-
Terceiro; você jamais pode afirmar com certeza que outro ente além de você seja inteligente, você só consegue saber se você é inteligente.
Os outros entes sempre poderiam estar usando mecanismos não inteligentes.
Porém precisamos partir de um princípio se quisermos avaliar se os outros entes possuem inteligência ou não; então (se você concordar) vamos ignorar o "3" e assumir o "1" como verdadeiro.
De fato você pode observar que uma RNA 2C (Rede de Neurônios Artificiais com 2 Camadas) com apenas 2 neurônios é capaz de aprender como resolver problemas complexos; então (levando em conta todas as premissas que assumimos) o MLP em questão é inteligente.
Os erros foram assumir que inteligência seria uma coisa exclusivamente humana, pois não é; e assumir as LLMs como sinônimo de Inteligência Artificial, pois não é, Inteligência Artificial é muito mais amplo do que LLM e pode envolver até conceitos de Vida Artificial; já ouviu falar em vida artificial? (é algo interessante também)
Quanto a consciência que você mencionou; isso é um campo de estudos que tem ainda mais perguntas em aberto do que a inteligência.
Mesmo assim, existe uma área de estudos chamada "Consciência de Máquina"; se você for se aprofundar nesse campo, não espere por algo semelhante a consciência humana.