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Eu sou daquele tempo em que precisavamos economizar memória para o nome das variáveis;
Aliás, esses nomes de variáveis eram considerados auto-explicativos:
R: para um retorno, resultado ou resposta.
T: para temporário.
t: para contagem de tempo.
i: para um indice.
C: para um contador dentro de uma subrotina.
X, Y, Z: para coordenadas.
N1, N2, N3: para armazenar números quaisquer.

Naquela época o programa precisava ser escrito de tal forma que ocupasse pouca memória e executasse rápido; às vezes a necessidade de executar mais rápido fazia com que escrevessemos programas sem blocos de repetição; mas com tudo repetido manualmente, como esses exemplos sem uso prático:

10 FOR i=1 TO 5
20 ?i
30 NEXT

esse primeiro exemplo ocupa 25 Bytes e executa mais devagar.

10 ?1
20 ?2
30 ?3
40 ?4
50 ?5

esse segundo ocupa 31 Bytes e executa mais rápido.

(a linguagem desses programas é o BASIC)
Ambos imprimem no monitor o seguinte resultado:

1
2
3
4
5

A observação é que naquela época a execução de um programa desses era tão lenta que nós podiamos perceber as linhas sendo impressas uma por uma no monitor.

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