Executando verificação de segurança...
8

Alguem pode me aconselhar sobre o que devo fazer?

Olá tudo bem? Me chamo Carlos e atualmente me encontro um pouco perdido e me perguntando se estou fazendo a coisa certa estudando programação ou não…

(Me desculpe pelo textão, não sabia que escrever esse tanto kkkk)

Achei esse lugar numa recomendação pelas notificações no celular e acabei me deparando com um tipo de Reddit de programadores e foi num momento perfeito pq queria conseguir alguma dica ou talvez um conselho do que eu poderia fazer. Desde quando terminei a escola até hoje já se passaram 6 anos e eu cursei Eng. de Produção por uns 3 anos(parei devido alguns problemas com a faculdade), fiz alguns cursos técnicos no SENAI e nunca encontrei nada que realmente queria seguir para minha vida…

Trabalho desde os 12 anos na vidraçaria do meu pai e não seguirei essa profissão, e só tenho isso como experiência de trabalho, alguns meses atrás, num curso do SENAI meu professor me sugeriu a área de programação e que talvez isso possa ser o que eu buscava e acho que ele tinha razão, sinto finalmente achei o que quero fazer, porém, estou com 23 anos(às vezes sinto como se fosse muito “velho” para começar nessa área) como sou um completo novato queria algumas dicas do pessoal que já trabalha nisso e caso tenha alguma experiência parecida com a minha possa me auxiliar sobre o que deveria fazer nessa situação.

Estou estudando para ser um programador Full Stack e estou me divertindo muito aprendendo, tenho muito conteúdo ainda para assistir do curso e já quero colocar em prática algumas ideias que tive.

Algumas das minhas dúvidas são de como devo começar nisso, o que seria interessante para futuramente colocar no currículo, se seria bacana montar um portifólio e se tem algo que chama atenção para conseguir um emprego, o que seria interessante aprender além do HTML e CSS, JavaScript e SQL para conseguir ser um bom profissional na área?

Agradeço a quem leu até aqui! E me desculpe pelo textão novamente.

Carregando publicação patrocinada...
8

Opa, tudo bem? Não tem como não recomendar: o curso.dev do Filipe Deschamps, fundador do tabnews, oferece pra você uma didática incrível com situações reais logo nas primeiras aulas. Não sei se ainda está em promoção. O acesso é vitalício. Só jogar "curso dev" no google.

Sobre sua idade, não pense que 23 é muito "velho". Minha mãe tem 43 e fez seu próprio ecommerce com WordPress, só vendo aula no YouTube - e hoje ela vive disso.

Se eu fosse começar hoje, meu maior foco seria lógica de programação. Entenda: independente da linguagem que for a utilizar, a lógica funciona para todas. Só vai mudar o "idioma", digamos assim.

No meu caso, eu sempre quis fazer algo para celular. Pulei muita coisa e me arrependo disso, pois perdi muito tempo correndo atrás do básico depois. Dica: não pule o básico. O básico bem feito já é um diferencial absurdo.

Faça esta pergunta a si mesmo: eu gosto de algo mais visual ou algo que role nos bastidores? Não importa se não ter resposta: você precisa experimentar primeiro.

Se for algo visual, eu tenho certeza que JavaScript estará presente no seu arsenal de linguagens. Se for algo de bastidor, JavaScript também servirá, mas pode ser que python ou java acabe te dando maior retorno em tempo e $$ (não quero dizer que JavaScript é ruim - são linguagens diferentes com propostas diferentes).

Procure por projetos open source também. Faça trabalhos voluntários como programador (obviamente, não será pago, mas você poderá usar isso como diferencial em currículo e já te dará uma senhora experiência num cenário real). Invista em projetos pessoais pra "mostrar" o que sabe, como por exemplo, seu próprio autenticador de login social com google, Facebook, linkedin, etc, um jogo multiplayer como jogo da velha, um script simples que converta coisa X para Y, como csv para XLS. Ou até mesmo, como no meu caso, um app que usa muita coisa complexa pra gerar uma informação inútil: o Rolômetro (joga na Playstore ou aqui mesmo).

No fim, saiba que esforço supera talento. A "vontade de fazer" cara, é seu maior combustível. Não quero soar como coach aqui.

Estou dizendo todas essas coisas pra ti, porque no começo da minha carreira, 6 anos atrás (olha, eu particularmente considero pouco tempo, dada a ascensão das coisas que me ocorreram), eu apanhei bastante. Me mandaram cortar frango na Sadia pra ter ideia. Como no mortal kombat, fui passando um a um os devs daquela empresa até não ter como crescer mais, pois o programador chefe é marido da irmã da dona.

Todo santo dia, das 6 até as 7, eu ficava estudando alguma coisa. O mortal kombat que citei ali durou 6 meses apenas. Saí da empresa depois de um ano, e os outros 5 de lá pra cá foram estratosféricos tanto em experiência, conhecimento e $$. O segredo foi dar a cara a tapa e pensar "ou eu faço ou eu faço". Eu chegava a pensar, direto, vou chegar lá fazer acontecer e calar a boca de quem duvidou (isso com ódio mesmo hehehehe pra mim funciona assim).

Enfim mano. Te dei várias sugestões aqui baseado no que falou. Vai que, de repente, sua porta de entrada seja algo pra ajudar seu pai? Como uma lista de pedidos, um controle de estoque, ou um sistema que emita nota fiscal? Você trabalha ali desde seus 12, então eu duvido que tenha algo aí que é segredo pra você.

Esse comentário todo inclusive, é exatamente o que eu falaria pra mim mesmo, 6 anos atrás.

Agradeço a atenção!

2

Muito obrigado por compartilhar sua experiência e pelos conselhos, de verdade mesmo e é como vc falou no final quero mesmo fazer um controle de estoque, sistema de nota fiscal e também pretendo fazer uma area para os clientes verem como está o andamento dos pedidos e por ai vai…(Vai ser mais como um projeto pessoal pra colocar em prática oq estou aprendendo e me aperfeiçoar).

E mais uma vez agradeço por me contar a sua experiência, isso me ajudou a esclarecer algumas das minhas dúvidas pessoais.

1
5

Cara, vou ti contar minha história e você tira suas conclusões.

Me formei em 2013 na USP em Geologia, com 25 anos, amava e amo essa área da ciencia acho super legal, entretando a área de trabalho é uma porcaria, na minha opinião.

Comecei a me interessar por programação pra automatizar coisas do meu dia a dia e comecei a aprender sozinho, comecei a achar meio dificil e resolvi fazer outra faculdade pra aprender, simplesmente por que achei que seria legal. Em Fevereiro 2016 entrei na FATEC no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em março fui demitido do meu trabalho :)

Fiquei de Março até Novembro procurando trabalho e nada. Um dia na internel vi uma vaga de estágio pra ir trabalhar num Banco, era pra trabalhar com VBA, e na época eu queria aprender VBA, porque achava ia me ajudar em qualquer coisa que tivesse excel. Me inscrevi e passei no processo. Com 29 anos eu virei estágiario novamente. Depois de 1 ano trabalhando no Banco decidi que iria seguir na Área de TI e nunca mais olhei pra Geologia.

Hoje moro fora, tenho um salário bom e sou feliz profissionalmente. Nunca é tarde pra mudar mano.

1

Obrigado por compartilhar a sua experiência comigo, e o que tava me deixando em dúvida de mim mesmo era sobre a minha idade e o quão tarde fui me encontrar numa área completamente diferente doq já tinha estudado antes. Vou continuar estudando muito e começar meus projetos para dar andamento na minha vida e ir tirando essas dúvidas e medos do caminho.

E agradeço novamente por me contar as suas experiências, isso me ajudou muito mesmo a esclarecer sobre o que vou fazer.

3
1

Bom eu digo que a melhor forma de tirar uma dúvida é experimentando, então como está estudando já é um primeiro passo, o próximo seria tentar fazer um projeto sozinho pra se desafiar. Isso ajudaria muito pra uma entrevista se você mostrar algo que você fez que não é um bootcamp.

Um conselho que dou é olhar o roadmap.sh para você ir se guiando no que precisa estudar, além disso montar um plano de estudos que pode ajuda a se guiar.

Finalmente pode ser que você estude comece a fazer projetos e desista por que ache que não é pra você e ta tudo bem, minha esposa é enfermeira e aprender html + css + js e por incrivel que pareça ela já precisou usar essa habilidade no trabalho, então curta mais a jornada enquanto mantém o olho no objetivo.

Espero ter ajudado.

1

Realmente quero fazer um projeto para ir colocando em prática tudo que vou aprendendo ao longo do curso que faço e aperfeiçoando isso, obrigado por compartilhas esses guias, ainda não tinha visto nenhum deles.

Agradeço por me dar um pouco do seu tempo compartilhando essas informações, vão me ajudar muito!