Como eu quebrei meu negócio "Sem querer,querendo"
Em meados de 2022 um termo começou a se popularizar entre os entusiastas de tecnologia no Brasil, o termo em questão é “SaaS” ou software como serviço, neste ponto acho que você já sabe o que isso significa ou tem idéia de alguns.
Alguns exemplos de SaaS :
• Pipedrive
• RD Station
• Rock Content
• EasyVista
Com essa popularização outro termo começou a se espalhar, um termo talvez considerado mais enxuto e calmo do SaaS: O “Micro-Saas”, podemos definir de forma grosseira como um software como serviço porém super nichado e com uma equipe muito mais enxuta.
Me interessei demais por esse modelo de negócio e decidi então começar a tirar as idéias do papel e resolver problemas especificos com meus softwares.
Dropsource
Foi então que surgiu a Dropsource um software que fazia o processamento de pedidos dropshipping utilizando a Shopee como fornecedora para os vendedores. Após diversas pesquisas de mercado e testes de validação, percebi que de fato havia uma grande demanda reprimida para o meu software.
Fiz o primeiro lançamento fechado do meu software para 30 usuários que se cadastraram em uma whitelist em Outubro de 2022.
O lançamento foi feito no dia 2 de Novembro de 2022 e consegui na primeira semana 6 usuários pagando pelo software um preço médio de R$ 187,00/mês.
No começo estava super animado com o projeto,já que em Dezembro eu contava com 11 usuários pagando pelo serviço, porém um ponto fez tudo isso desmoronar e de forma muito rápida.
O grande problema
Lembra do conceito que eu me interessei demais o “Micro Saas” um software que resolve um problema simples ?
O meu software era totalmente ao contrário dessa definição, precisava de suporte quase que 24 hrs ao dia e manutenção diária no código que descobri posteriormente quebrava diversas regras da “Shopee”.
Sei que isso para uma Startup é comum e rotineiro porém para mim era extremamente exaustivo já que estava desenvolvendo,realizando o suporte e marketing com apenas 2 pessoas,sem contar que o meu objetivo com a Dropsource não era esse.
Foi então que no final de Dezembro,anunciei o encerramento do software,mesmo tendo resultados e métricas incriveis ainda não compensava a dor de cabeça e estresse extremo que ele estava causando.
Mas a história não termina por ai, já que agora em janeiro de 2023 um influencer do nicho de dropshipping se interessou pela plataforma e estamos vendo a possibilidade de realizarmos a venda do software.
O que eu aprendi :
O que gostaria de passar com esse relato é a idéia de nós sempre definirmos de fato os objetivos que a gente quer com nossos projetos.
• Se tornar um Saas
• Estudar uma nova tecnologia
• Ser um projeto open source
• Projeto simples que gere uma pequena renda sem muita escala
No meu caso eu buscava apenas um negócio simples e sem muito estresse ou dor de cabeça, está tudo bem se você quer um ritmo pesado e movimentar milhões com sua startup mas sempre defina isso antes de iniciar.
Obrigado a todos que leram até aqui ! Forte abraço!