Executando verificação de segurança...
11

Como eu quebrei meu negócio "Sem querer,querendo"

Em meados de 2022 um termo começou a se popularizar entre os entusiastas de tecnologia no Brasil, o termo em questão é “SaaS” ou software como serviço, neste ponto acho que você já sabe o que isso significa ou tem idéia de alguns.

Alguns exemplos de SaaS :
• Pipedrive
• RD Station
• Rock Content
• EasyVista

Com essa popularização outro termo começou a se espalhar, um termo talvez considerado mais enxuto e calmo do SaaS: O “Micro-Saas”, podemos definir de forma grosseira como um software como serviço porém super nichado e com uma equipe muito mais enxuta.

Me interessei demais por esse modelo de negócio e decidi então começar a tirar as idéias do papel e resolver problemas especificos com meus softwares.

Dropsource

Foi então que surgiu a Dropsource um software que fazia o processamento de pedidos dropshipping utilizando a Shopee como fornecedora para os vendedores. Após diversas pesquisas de mercado e testes de validação, percebi que de fato havia uma grande demanda reprimida para o meu software.

texto

Fiz o primeiro lançamento fechado do meu software para 30 usuários que se cadastraram em uma whitelist em Outubro de 2022.

O lançamento foi feito no dia 2 de Novembro de 2022 e consegui na primeira semana 6 usuários pagando pelo software um preço médio de R$ 187,00/mês.

No começo estava super animado com o projeto,já que em Dezembro eu contava com 11 usuários pagando pelo serviço, porém um ponto fez tudo isso desmoronar e de forma muito rápida.

texto

O grande problema

Lembra do conceito que eu me interessei demais o “Micro Saas” um software que resolve um problema simples ?

O meu software era totalmente ao contrário dessa definição, precisava de suporte quase que 24 hrs ao dia e manutenção diária no código que descobri posteriormente quebrava diversas regras da “Shopee”.

Sei que isso para uma Startup é comum e rotineiro porém para mim era extremamente exaustivo já que estava desenvolvendo,realizando o suporte e marketing com apenas 2 pessoas,sem contar que o meu objetivo com a Dropsource não era esse.

Foi então que no final de Dezembro,anunciei o encerramento do software,mesmo tendo resultados e métricas incriveis ainda não compensava a dor de cabeça e estresse extremo que ele estava causando.

Mas a história não termina por ai, já que agora em janeiro de 2023 um influencer do nicho de dropshipping se interessou pela plataforma e estamos vendo a possibilidade de realizarmos a venda do software.

O que eu aprendi :

O que gostaria de passar com esse relato é a idéia de nós sempre definirmos de fato os objetivos que a gente quer com nossos projetos.

• Se tornar um Saas
• Estudar uma nova tecnologia
• Ser um projeto open source
• Projeto simples que gere uma pequena renda sem muita escala

No meu caso eu buscava apenas um negócio simples e sem muito estresse ou dor de cabeça, está tudo bem se você quer um ritmo pesado e movimentar milhões com sua startup mas sempre defina isso antes de iniciar.

Obrigado a todos que leram até aqui ! Forte abraço!

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu entendo o conceito de dropshipping, mas não entendi muito bem o que o seu software faz ao fazer a ligação entre os vendedores e a Shopee. Ela trata os produtos disponíveis no Shopee como estoque disponível na loja do vendedor?

Um outra pergunta, como você conseguiu esses primeiros clientes?

1

Não tenho certeza, mas talvez seja algo parecido com o DSers, finado Oberlo ou coisas parecidas. Eles fazem um integração entre o estoque do fornecedor e o seu estoque em canal de vendas. Ex: Você é um fornecedor vendendo no Ali, eu escolho seu produto e o DSers "copia" ele pra minha loja, já com as informações, fotos, preços e estoque do produto. Acredito que tenha uma ligação entre o cliente finalizar a compra com você e processar o pedido no fornecedor, mas não tenho certeza...

1

Exatamente, possui as mesmas funcionalidades de outras plataformas de processamento, porém em vez de utilizar a Aliexpress como fornecedor, utilizava a shopee.

A grande dificuldade é porque a Aliexpress libera uma api e quer de fato que sua plataforma seja utilizada para dropshipping enquanto a shopee não quer e bloqueia a todo momento contas que tentam burlar seus sistemas !

2

Carlos, primeiramente parabéns pelo software, não experimentei, porém já andei pelo Vale do Dropp e eu sei que você ter somente um fornecedor de serviço é extremamente ruim, como é o caso de integração automática com lojas virtuais que é o Caso entre Dsers/Aliexpress/Shopify. Os usuários ficam amarrados nesse caminho.

Creio que se fosse feito a integração com o Aliexpress, e você conseguisse um valor competitivo com o Dsers seria top (excluindo dessa opinião, é claro, a parte de suporte e marketing, que cá entre nós demanda muito tempo)

Agora uma dúvida, tendo em vista essa experiência com o "Micro-Saas" que você criou, você acredita que não seja algo viável ou apenas algo para ser estudado e planejando de forma mais refinada ?

PS:. Essa pergunta vem da minha recente pesquisa sobre negócios, e o tal do "Micro-Saas" surgiu, agora comecei a pesquisar mais afundo sobre.

Valeu.

1

Obrigado moises, respondendo sua pergunta creio que é totalmente viável, pelo menos a idéia que você apresentou (utilizando o aliexpress) algumas optativas no mercado hoje são : Dsers,Gonimble e algumas plataformas de fornecedores nacionais... Por isso creio que ainda tenha um grande espaço para quem quer desbravar nessa área, porém como disse no artigo defina seus objetivos antes de iniciar, pois na minha visão e experiência isso não tem como ser um "Micro saas" e demanda muito em áreas como suporte e marketing.

1

O negócio pode não ter ido adiante, mas têm três coisas boas nessa história:

  1. Você errou rápido, e isso é ótimo dentro do empreendedorismo. Errar rápido leva ao aprendizado rápido, que faz você crescer mais rápido. O que leva ao próximo ponto:
  2. O aprendizado adquirido (tanto na parte do desenvolvimento quanto na gestão) foi válido, será reaproveitado e nunca será perdido.
  3. Há a possibilidade de vender o software.

Enfim, ótimo trabalho!!

1

João você listou exatamente o que anotei no meu bloco de notas quando decidi encerrar o software, algumas lições que de fato eu aprendi e fez valer a pena (mesmo que não tenha ido para frente).

1

A minha sensação é que não importa o negócio, todos eles vão ser estressantes em algum nível... Se não for não há muito valor gerado...

Mas como involveu quebra de políticas de uma outra entidade a história muda um pouco, mas talvez é só uma questão de discussão e diplomacia (ou um exército de advogados).

O bom é que você vai poder vender o software pra alguém com um apetite maior.

1

Ótima visão Léo, de fato todo negócio vai ter um nivel de estresse, por isso disse que antes de iniciar um é bom sempre ter certeza que está disposto a lidar com ele..Valeu pelo feedback !

1

Muito inspirador!! Passei por um caso de "quebrar" minha empresa por absorver demanda demais e contratar muitos profissionais sem qualificação. 🤦🏻‍♂️😂 realmente saber o objetivo de forma clara é fundamental pra perenidade do negócio. Atualmente aprendendo como equilibrar os pratos de demanda vs capacidade.

1
1
1