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Acredito que para se comunicar de forma eficaz, além das técnicas mencionadas nos outros comentários e publicação principal, é importante observar a gramática aliada ao profissionalismo. É nesse momento que diversas pessoas começam a reclamar:

"Ah, mas na empresa/cliente não tem nenhum professor de português. Por que vou me preocupar?"

Muitas das convenções básicas do profissionalismo foram esquecidas, assim quem fizer o básico bem feito, já terá um destaque. Assim, da mesma forma que um desenvolvedor de software deve prezar pela qualidade do seu código, utilizando práticas como Clean Code, uma mensagem escrita pelo mesmo deve ser escrita com cuidado. Se você passa minutos para achar o melhor nome para uma variável, e preza para que seu código seja legível e de fácil manutenção, você deveria por o mesmo esforço na comunicação.

Assim como desenvolver, escrever é uma habilidade, que pode melhorar com a prática. Pequenos cuidados vão trazer benefícios tanto para o receptor das mensagens, quanto para quem as escreve.

Quais os tópicos de atenção que podem lhe ajudar desde já:

  • Não use palavrões, e evite utilizar gírias:
    Nossas atividades podem virar hábitos, ou no sentido negativo: vícios. Não seja a pessoa que para tudo manda um @!#$. Um palavrão despercebido em um email com o cliente pode custar o seu emprego.

  • Cuidado como lida com o superiores.
    Por exemplo, o canal de comunicação da empresa ser o discord não significa que você deve mandar mensagens como se estivesse mandando mensagens para colegas de jogos. É importante lembrar que por mais amigável e parceiro seja o seu chefe, ele está acima de você na hierarquia da empresa.

  • Releia o que você escreveu.
    Como dito no vídeo, o esforço para que a mensagem seja clara será traduzido em menos ruído na comunicação. Lembre de mencionar o contexto do que você está pedindo. Se nem você, que está escrevendo a mensagem, está conseguindo decifrar o que está perguntando, dificilmente a pessoa do outro lado conseguirá.

  • Demonstre o que já foi feito.
    O @filipedeschamps citou algo que foi um marco no início da minha carreira e me auxiliou imensamente a destravar problemas antes mesmo de enviar mensagens pedindo ajuda. Antes de simplesmente pedir ajuda com o que você está com dificuldade, elabore bem o que está acontecendo, descreva o que você já pesquisou sobre e o que já tentou fazer para solucionar. Essa "técnica" será similar ao rubber duck debugging :

Ao descrever o que o código deveria fazer e observar o que ele efetivamente faz, qualquer diferença entre esses processos fica mais visível.

Escrever um bom texto ou uma mensagem clara pode ser tão complexo quanto escrever funções e programas.
Mas lembrem é difícil !== impossível.

Se alguém tiver mais sugestões, posso criar um post sintetizando os comentários.
Keep coding

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