Executando verificação de segurança...
2

TÉCNICAS PARA OTIMIZAR TRABALHOS E PROJETOS ☕

Quero apresentar algumas técnicas que pode ajudar a otimizar suas atividades. As mesmas testadas por mim mesmo ainda em administração, onde haviam alguns contextos que me cabiam, e que herdei nos meus estudos de programação, espero que ajude vocês. Quem já conhece pode deixar dicas.

Antes de tudo é entender que quando a mente decide focar na tarefa, tudo fica mais simples, geralmente em algo que gostamos, queremos ou ambicionamos. Mas a mente é um músculo que exige descanso, então devemos focar em outras coisas, sempre tente se entregar 100% para o que estiver decidido realizar nos seus preciosos minutos, pois isso é importante para praticar foco, e manter a mente interessada, mesmo que não no teor, mas no habito de focar.

  1. POMODORO
    Muitos ouvem falar desta técnica, mas poucos de fato a executam como parte do seu trabalho.
    A técnica consiste em criar um plano ou um grupo de tarefas, parti-las em 4 partes, e estabelecer uma meta a si mesmo de finalizá-las em 25 minutos, trabalhando a autocompetição, o foco e a produtividade, com descanso entre as partes de até 5 minutos entre cada 25 minutos. O truque está na clareza das atividades, na reunião de ideias, e no foco dedicado a cada um dos 25 min.

  2. Debug com Pato de Borracha
    O nome é uma referência a uma história do livro O Programador Pragmático em que um programador explica seu problema para um pato de borracha, descrevendo linha a linha o código que já foi escrito. Desta forma, pode ser realizado a um pato de borracha ou a algum mimo que haja a sua disposição. Uma dica seria cada amigo numa roda de estudo ser um ouvinte, e realizar perguntas curtas.

  3. O MAPA MENTAL
    A primeira é uma junção de técnicas de minha autoria, acredito que o quanto mais simples, mais efetivo, então juntei as técnicas Getting Things Done (GTD), citada no livro A Arte de Fazer Acontecer de David Allen, com a Zen To Done (ZTD), que você pode encontrar em The Power Of Less de Le Babauta.

    • BASE
      Crie uma base para o que deseja, desenvolva um comparativo, unindo ou utilizando aplicativos que já existem, ou filmes, ou livros, ou qualquer coisa que já conheça e tenha domínio, para desenhar um objetivo, torná-lo corpóreo.

    • ALUCINE
      Seja uma esponja. Imagine que você entrou no livro Alice no Pais das Maravilhas, neste, ao longo do caminho, há diversas ideias, as quais você esta pensando sobre o seu projeto, a cada planta colorida e/ou gato falante, uma nova ideia do seu projeto surge, imagine, que eles estão discutindo sobre suas ideias, ou que você consegue tocá-las, ou mesmo usá-las. Anote no papel todas essas alucinações, sejam relevantes ou não.

    • BUSQUE
      Trave uma jornada, em fontes de conhecimento, busque sobre cada tópico que foi anotado no papel, identifique em fonte de dados prováveis ou improváveis, não subestimes ou prejulgue nenhum portal, site ou mesmo rede social. Se mantenha sempre de mente aberta, podendo pedir sugestões, conversando com pessoas do seu ciclo e pessoas aleatórias.

    • SINTETIZE
      Neste momento, tudo que foi imaginado e anotado de forma despreocupada e descontraída deve começar a ganhar olhar mais crítico, tornando o projeto mais único e tateável, compare a um pintor que realizou o esboço, e agora é hora das primeiras demãos de tinta, com tons mais claros, deposite tempo para pensar nas cores do projeto. De forma metafórica, quais são as tintas mais claras? Por onde sua pintura se inicia?

    • RECOMECE
      Inicie uma nova avaliação, desta vez mais crítica por cima do que já existe, e se necessário, comece o processo novamente em cima do que já construiu caso sinta que ficou sem ideias, ou algo esta te travando.

Carregando publicação patrocinada...
1