Executando verificação de segurança...
3

Vim pros comentarios falar exatamente isso! Achar um equilibrio entre o tempo gasto em lazer e com as coisas que você considera importante a longo prazo é a chave!

O OP tem consciencia de suas prioridades e isso é, na minha opinião, o passo mais importante! Parabéns por isso e e agradeço à ele por compartilhar suas conclusões!

E trago 3 pontos para expandir a discussão:

  1. Mudanças à favor de benefícios de longo prazo devem ser constantes e incrementais, atingíveis e levemente desafiadoras: O livro Atomic Habits, de James Clear, defende isso. Muitas pessoas tentam mudar drasticamente seu comportamento de um dia para o outro acabam se frustrando quando não conseguem manter, o pessoal das dietas sabe mesmo! Se desafiar incrementalmente é como colocar um break nesse velho loop de ficar recomeçando, falhando e se frustrando!

  2. Avalie quando você está gastando: Cada hora sua vale algo entre 20 e 80 reais, provavelmente mais pela audiencia aqui do tabnews, se você gastar 3 horas por dia então você tá investindo algo entre 1800 e 7200 reais por mes no seu lazer: Será que vale a pena? Decida você mesmo! Certamente gastar zero reais não é possível, mas estar ciente de que 3000 horas no seu jogo favorito são 60 mil reais que você decidiu alocar em se divertir pode mudar sua perspectiva! E se você acha isso deprimente então lembre-se de que há pessoas gastam isso com alcool, cigarro, etc também (não que você deveria se comparar aos outros mas as vezes é inevitável).

  3. Experimente com você mesmo e encontre o seu equilibrio: Passei um tempo desempregado e cheguei a dedicar quase todo meu tempo livre à minha progressão de carreira, fiz coisas como melhorar o curriculo, aprender coisas, projetos, marketing próprio, procurar vagas, desafios de programação, etc, 0% de lazer era a regra, peguei um burnout tão tenso e tão mentalmente exausto que meus amigos disseram que eu precisava começar a fazer terapia. Foi uma época terrível que felizmente deu certo no final: encontrei uma vaga com uma carga horária menor, poucas reuniões e pouco estresse, e agora tenho bastante tempo livre para correr atrás dos meus outros objetivos e ser uma pessoa mais tranquila.

Perseverança e boa sorte à aqueles que estão com vícios difíceis de serem vencídos! Eu atualmente to tentando aumentar a frequencia que vou a academia, que por sinal hoje me convenci a não ir por causa da chuva mas parte de mim sabe que foi preguiça e falta de disciplina. Vou até fazer umas flexões aqui para não deixar em branco.

Carregando publicação patrocinada...