Executando verificação de segurança...
1

Como falo de "coisas complicadas" com pessoas que não fazem ideia do tema

Acho que nada melhor que começar com um exemplo: Escrevi o texto a seguir numa publicação em meu facebook, um público de amigos de várias idades que estão, na maior parte, distantes da programação ou linguagem de marcação, mas que compreendem/gostam da leitura. Usei a seguinte imagem e o seguinte texto.


texto que coloquei como imagem no facebook

PERGUNTA: Você já começou a ler essa frase, apesar dela ser bastante grande e você não ter percebido o final dela a princípio, como se no final fosse aparecer um ponto de interrogação?

Isso aconteceu porque indiquei que seria uma pergunta no início, dessa forma seu cérebro já sabe que vai terminar com um questionamento. Em espanhol fazem isso também, mas ao invés de começarem com a palavra "pergunta" usam o símbolo ¿

¿Sabías que en HTML sucede algo similar?
(Sabia que em HTML acontece algo parecido?)

HTML é uma linguagem (de marcação) usada pra escrever páginas pra internet, e em vários momentos usamos algo chamado tag. As tags fazem o texto (ou imagem ou outra mídia) se comportar(em) de formas variadas.

Por exemplo, observe o código que gerou o texto dessa publicação:

<h1>Olha que legal</h1>
<p>Esse parágrafo tem <b>trecho em negrito</b>
e também <i>algo escrito em itálico</i>,
além de <u>outra coisa sublinhada</u>.
Poderíamos ter 
<b><i><u>os três juntos também</b></i></u>
se quiséssemos.</p>

Tá, legal... E...?

E... que nós escrevemos para os outros, mas muita gente (muita mesmo) não faz questão de ser compreendida, apenas escreve. Às vezes sequer fazemos questão de sermos compreendidos pelos pares, escrevendo um código sem uma linha de comentário sequer, quanto mais pelo público geral.

Acredito que, se conseguirmos explicar "coisas complicadas" para o público que não entende muito do assunto, não apenas poderemos desmistificar um pouco da profissão, trazendo mais pessoas para perto da maravilha que é programar/escrever, como também ampliar nossa capacidade didática e lógico-argumentativa.

Carregando publicação patrocinada...