Executando verificação de segurança...
3

Como sua família reage/iu ao saber que você estuda/trabalha com programação?

Olá, acabei de completar 17 anos e há pouco tempo comecei estudar Python. Tenho vários caminhos que quero seguir, como programar em C# ou até desenvolver algum jogo utilizando o tempo livre de um futuro emprego. Enfim, programação entrou na minha vida.

Mas uma coisa que é nítida é que, mesmo em uma década tão tecnológica, algumas pessoas (mais velhas) ousam dizer que é perda de tempo ou uma área para experts. Quando falo de cursar análise de sistema as frases que mais costumo ouvir é "duvido" ou "é só pra quem tem dom". Felizmente sei que isso é falácia.

Mas pergunto para vocês, usuários mais velhos, sua família já chegou a reagir negativamente sobre a carreira de programador?

Carregando publicação patrocinada...
2

Também tenho 17 anos e passei por uma situação parecida, terminei o ensino médio esse ano e estou decidido a cursar TI na faculdade.
Entretanto por um bom tempo minha mãe insistiu que eu cursasse direito (a área dela) ou medicina, mesmo sabendo que não gosto de ambas áreas. Sempre que era tocado no assunto de faculdade, era extremamente desgastante para mim ela falar para eu escolher um curso melhor, ou que esse é um curso ruim.
Algo que me surpreendia era o fato de que mesmo familiares meus e amigos dela me apoiando; mesmo ela sabendo que a área de tecnologia tem uma alta empregabilidade e margem para ganhar bastante dinheiro, ainda assim não aceitava que eu seguisse tal carreira.
Felizmente, após bastante tempo, ela parou de implicar com isso e próximo ano irei me inscrever no Sisu para tentar me ingressar na UFRN nessa área que gosto tanto.

1

Boa, cara. Acho que a pior coisa que tem é você ir para uma área que não é sua praia por causa de familiares. Uma coisa complicada é convencer alguém mais velho que o que ela quer pode não ser adequado, muitas vezes é o medo da mudança. Mas que bom que sua mãe entendeu, boa sorte ai na sua carreira e nos estudos, mano.

2

Fala Vinicius, primeiramente preciso lhe parabenizar, muitas pessoas nessa idade muitas vezes não têm noção sobre a área de profissão que deseja no futuro. Só digo uma coisa, siga em frente!

Quando eu tinha uns 14 anos, comecei um curso na área de montagem e manutenção de computadores, não tinha muita informação sobre as áreas tecnológicas, foi por esse curso que conheci a área de desenvolvimento de software e fiquei super empolgado.
Confesso que eu achava que essa área só entrava "quem tinha dom", mas eu estava completamente equivocado. É possível sim se desenvolver e crescer nessa área através de muita dedicação e estudo.

Minha família no início sempre me orientou a fazer por exemplo concursos na área administrativa ou medicina, para eles isso seria a melhor opção, mas quando eu decidir ingressar na graduação de sistemas de informação e começar a trabalhar como desenvolvedor, com o tempo fui explicando para eles sobre a área, o que eu fazia (mesmo sem eles entender muito bem rsrs..) e tudo foi normalizando.

Se você gosta dessa área, cai dentro! Sempre vai ter um o outro para julgar e dizer que não é possível, mas acredite em si mesmo! Com certeza, com diálogo com sua família, explicando a evolução tecnologia e o mar oportunidade existente atualmente, sem dúvidas irão entender.
Sucessos Vinicius!

1

Opa mano, obrigado.
Minha família já tentou me orientar para a área metalúrgica (sim) e administração. Já quis fazer muita coisa na minha vida: Professor de história, gestor de RH e etc. Mas parece que qualquer opção minha, tomada conscientemente por mim, não presta. Mas agora sei o que quero e vou fundo na área de programação.
Obrigado pelo comentário.

1

Te garanto que as pessoas nem sabem do que se trata. Trabalho há mais de 10 anos na área e meus pais dizem que "trabalho com computador". Comigo eles apoiaram sempre e me ajudaram inclusive a pagar minha faculdade.

Mergulha fundo, estude MUITO, seja humilde e cordial com as pessoas e não terceirize suas decisões. É muito provável que em poucos anos você esteja ganhando um belo salário, até mesmo mais do que aqueles que não te encorajam hoje.

Boa sorte.

1

Eu acho que nós temos um pouco de culpa quando alguém (familia e amigos) não sabe o que um programador faz. Na maioria das vezes, quando alguém pergunta:

Ei, você trabalha com o que ?

Nós dizemos:

Com programação

E a pessoa diz:

E o que é isso

Nós respondemos:

Ah, é coisa de computador.

Nenhum profissional desvaloriza tanto o seu trabalho quanto nós.

Temos preguiça de explicar o que de fato faz um desenvolvedor, e qual seu papel na empresa. Nós só vamos explicar de verdade quando a Tia traz a impressora e diz:

Olha João, quebrou, se falou que trabalha com computador, consegue arrumar pra Tia ?

1
1

Basicamente eu digo que trabalho com computador, ou trabalho fazendo sites/sistemas de computador. Nenhuma explicação além dessa costuma dar efeito ou ser entendida direito, então pra mim funciona.
Mas quando to bem zuero, eu digo que faço programas, e que rendo melhor a noite, e que trabalho pra satisfazer os desejos mais obscuros dos meus clientes, a maioria deles senhores de idade cheios da grana xD

2

Também solto essa piada com meus amigos
As outras pessoas não entendem como é bom fazer programa, por isso nos julgam kkkkk
Daora é essa: "Eu costumo fazer programa, mas geralmente o povo entende errado, até porque nem sei mexer em computador"