Executando verificação de segurança...
1
CAPA7
1 min de leitura ·

Não saber essa informação ta atrapalhando meu sono. Podem me ajudar?

Como se transformou variação de tensão elétrica (5v - 3,3v) em bits (0s e 1s)?? Como essa informação de "ligado e desligado (5v - 3,3v)" foi coletada e convertida para bits?

Carregando publicação patrocinada...
3

Não há conversão alguma. Um bit é uma abstração para um humano entender melhor. Não existe 0 ou 1, exite voltagem apenas. Só que fica mais fácil a gente falar nos estados binários do que nos estados dos elétrons excitados produzindo maior ou menor voltagem.

Veja mais: https://pt.quora.com/O-que-exatamente-%C3%A9-um-bit-Como-uma-sequ%C3%AAncia-de-bits-consegue-virar-uma-imagem-ou-um-v%C3%ADdeo/answer/Antonio-Maniero

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Essa parte eu já entendi. Mas como a informação desses pulsos eletricos foram coletados/registrados/lidos pela primeira vez se ainda não havia nenhum computador?

1

Não precisa de computador, eltricidade existe antes da Terra existir. O computador é só um condutor que recebe eletricidade que alguém coloca lá, do mesmo jeito que você faz hoje no seu computador, isso é bem dominado desde o século 19.

1

Eu não elaborei a pergunta corretamente e por isso você não me entendeu, desculpa. Eu procurava por Flip Flops.

1

Simples: Tem energia é 1, não tem energia é 0

isso não é relacionado com a quantidade de energia, mas sim com a presença.

o computador usa o sistema binario pq é mais simples para ele de representar...

por exemplo, o numero 10 em binário é 1010, ou "ligado, desligado, ligado, desligado"

1

Isso eu já entendi. Mas a questão é: quando não existia nenhum computador, como essa diferença de tensão foi coletada como informação binária? Se ainda não havia nenhum sistema, nenhum computador de fato. Qual método ou dispositivo usaram para coletar isso e transformar em um array de bits?

2

como essa diferença de tensão foi coletada como informação binária?

Não foi. Se não existia computador e nem qualquer outra necessidade de codificar informação em binário, a tensão era medida e interpretada seja lá como precisassem (alguém media "10 volts" e usava essa informação conforme a necessidade).

Hoje, no contexto dos computadores, alguns valores arbitrários são interpretados como bits. Definiram arbitrariamente que se o valor for baixo (entre X e Y volts), isso é "repassado" para o computador como "bit zero", e se o valor for alto (entre Z e W volts), como o "bit 1".

O que o programa que estiver rodando vai fazer com esses bits, aí é outra história...

Lembrando que isso é detalhe de implementação. Se alguém no futuro inventar outro meio de armazenar/processar zeros e uns, que não envolva volts, será igualmente válido (por exemplo, se usar o spin do elétron, ou gravar os bits em moléculas de DNA).

No fundo isso são abstrações: existe algo que pode estar em dois estados diferentes, então vc define um desses estados como zero e outro como 1. Se a forma de chegar a esses estados pode ser controlada, vc sabe como gerar bits de maneira confiável.

2

Pegando o gancho com os bits de DNA e trazendo dois trabalhos que eu acho super interessantes de um influencer chamado Steve Mould:

  1. Ele fez um circuito lógico implementando um jogador de jogo da velha usando moléculas de DNA (pois é, isso já existe!)

  2. Ele também projetou um circuito somador usando água ao invés de tensão elétrica. No caso, somar 1 + 1 é como fazer uma soma de dois dígitos que dá mais de dez, e aí a gente precisa "carregar o um" pra próxima casa decimal - quando um recipiente com água recebe dois "ums", ele "carrega" a água pro recipiente que corresponde à próxima casa.

Ah! E pra saber como o pessoal media tensão elétrica no passado, dá uma olhada num aparelho que chama galvanômetro. Ele foi o passo que veio logo depois do pessoal entender que a agulha de uma bússola responde a campos eletromagnéticos.

Bom sono!

1

Não existiam computadores, portanto não existiam bits, rs.

Mas, na verdade esta resposta está errada. Computadores são uma aplicação da logica binária e circuitos lógicos.

Bits são apenas uma representação de ligado e desligado.

Para entender exatamente como uma tensão vira um bit 0 ou 1, você precisa estudar circuitos logicos e eletronica basica.

1
0
1

Rsrsrs tb já perdi o sono com esta questão... Levará anos para entender complementamente (não sou da área, mas hj já consigo dormir rsrsrsrs), a jornada começa em entender como funciona clocks e flip flops em circuitos digitais. Circuitos digitais (e eletrônica) é o começo para entender como o análogico (tensão/corrente) se 'transforma' no abstrato dos bits... Não tem uma resposta simples. São muitas, muitas camadas, para eletrons se transformarem na abstração dos bits.... Vc vai conseguir a resposta e nesse dia vai se lembrar de mim rsrsrsrs! Boa sorte e aproveite essa jornada.

1
0
1
1

Bom dia, ja coneheço o canal. Sou fan do Akita. Já vi a playlist, mas esse ponto em especifico não é explicado. Talvez eu não esteja sabendo fazer a pergunta rsrs

1
1

Não existe 0v, na verdade o que existe é tensão baixa ou tensão alta.
Procure sobre eletrônica digital.
Acredito que circuitos comparadores também sanem essa dúvida.

0
1

Veja os bits (0 e 1), como 1 alavanca com 2 estados, que tudo fará muito sentido.

Imagine que possui uma alavanca, onde pode deixa-la como aberta ou fechada.
Também, outras alavancas mais complexas, com 3 estados (aberta, meio e fechada) e 4 estados (aberta, meio aberta, meio fechada e fechada).

Agora, veja que precisará montar um sistema, com dezenas a centenas dessas alavancas, mas que seja o menos custoso ao final.

A cada estado que se coloca na alavanca, aumentam os custos. Uma de 2 estados (0,1), apenas vai a um lado e outro. Já uma com 4 (0,1,2,3), precisa ser mais sensivel, talvez precisando de mais espaço e materiais.

No fim, se tornou convensão, por ser menos custoso, fazer um sistema usando centenas de alavancas de 2 estados, por serem pequenas, pouco custo e complexidade.

Sendo por isso, a computação ainda nos dias de hoje, não optar por desenvolver processadores que tenham transistores de mais de 2 estados. O custo impede esta tarefa de se tornar viavel. É melhor termos mais nucleos e instruções, do que investir nesta área.

Todavia, vale ressaltar que sim, uma "alavanca" de 4 estados guardaria mais dados que uma de 2 estados. E a junção destes, promove que menos sejam usados para guardar a mesma quantia que um de 2.

Dessa forma, em algumas circunstancias, há o desenvolvimento de sistemas além dos bits 0 e 1.

Alguns exemplos, são a lógica pós-binária, cunhando o termo Trit (0,1,2), sendo usado em sistemas experimentais quanticos chamados de Qutrit. Como no Qubit, há neste 3 possíveis estados, sendo 0 OU 1 OU 2.

Há também outras sistemas acadêmicos que pode encontrar, visando mais bits, todavia, comercialmente falando, a grande maioria se encontra na relação binário mesmo, por ora.

1

Vi que várias pessoas responderam sua pergunta. Mas vou deixar aqui a minha indicação de uma série de videos sobre computação.

O vídeo do Crash Course vai te ajudar a entender o começo da computação até os dias atuais. O legal é que a série começa desde o conceito de eletricidade e portas lógicas até a parte de mais alto nível.

No vídeo de portas lógicas é um exemplo que o conceito de informação em códigos binários, é independente de energia elétrica. Basta você ter algo que consiga definir em dois estados (ligado/desligado, verde/vermelho, cima/baixo, direita/esquerda, maça/banana, 1/0)

Crash Course Computer Science: https://www.youtube.com/watch?v=tpIctyqH29Q&list=PLH2l6uzC4UEW0s7-KewFLBC1D0l6XRfye

Portas Logicas com água: https://www.youtube.com/watch?v=IxXaizglscw