O mercado de trabalho é extremamente amplo. Poucas pessoas enxergam o todo, ainda mais quando é inexperiente ou vive em uma bolha (de alguma forma). Não existe só uma forma. Existe muito mais do que é mais facilmente visível. E a internet/ redes sociais dão o tom mais fora da realidade geral. O mundo virtual pode até refletir uma parte do que acontece, e pode ser até a parte majoritária, mas não é a única e provavelmente não é algo esmagador.
O mercado de trabalho existe de muitas formas. Em alguns casos vem de empreendedorismo, até mesmo de forma micro (que alguns chamam de free lancing), ou de forma muito estável, em órgãos governamentais, passando por contração para projetos de longuíssimo prazo ou mais pontual.
Ele pode ser para projeto mais high ou msi low profile. Em equipes enormes, ou solo, e claro, qualquer meio termo disso. Pode ser mais estruturado ou mais inovador. Usando metodologias que engessam mais ou menos. Que busquem mais ou menos qualidade.
Embora se fale muito de web, ainda pode ser para desktop, mobile, apenas backend (em servidores), utilitários simples, software de base, para IoT ou embarcados diversos. Pode ser jogos ou outras formas de entretenimento. Comercial ou científico. Pode envolver muita matemática ou muita interação com o usuário. Pode exigir muito estudo colateral ou só de computação.
Ele pode usar JavaScript ou xBase. PHP ou COBOL. Python ou ABAP. Java ou Haskell. C# ou Rust. Go ou Swift. Kotlin ou Ruby. Lua ou Delphi. Perl ou Assembly. F# ou Elixir. Fortran ou C. BASIC ou R. D ou Dart. Scala ou TypeScript. Nim ou C++. E pode usar muita coisa mais. Claro que algumas mais que outras, mas ainda é o mercado. Só porque você ouve falar pouco ou não tem contato com pessoas que usam uma dessas tecnologias não quer dizer que elas inexistem ou que seja difícil achar trabalho com elas.
A dica de sempre é que deve se qualificar muito bem. O que não muda é que o mercado precisa muito dessa qualificação. Muda que alguns lugares exigem mais isso e outros menos. Alguns preferem cancelar um projeto se não tem mão de obra adequada, outros vão contratar, pagando pouco, o que aparecer.
Tenha certeza que a matemática, comunicação e expressão e ciências estão em ordem. Saiba aprender, evoluir, corrigir erros, treinar o acerto. Isso é um processo que vai adquirindo aos poucos, não tem fórmula mágica.
Não pule etapas, não tente aprender o avançado quando os fundamentos não estão em ordem.
E vá se adaptando porque não existem ambientes iguais. Cada lugar requer uma forma diferente. Que você pode se adaptar ou não. Não adianta insistir em um lugar que não tem a mesma cultura que você, a não ser por necessidade.
Agir bem é requerido em qualquer lugar. Ser respeitoso não é opcional. Agir de boa fé é universal. Embora em alguns casos isso se torna confuso.
Quando te pedem para fazer algo ilegal o que é a boa fé? Alguns não titubeiam em dizer que não deve fazer. Mas o mais comum é considerarem que deve fazer o que o contratante pediu. Se o local que trabalha faz muita coisa errada e prejudica muita gente, a boa fé é contar e beneficiar a todos ou ficar quieto? Não deveria haver dúvidas, mas a realidade é que tem.
Você vai aprender em cada dia que trabalha. E vai procurar o que te agrada mais e que você pode produzir melhores resultados, de acordo com seus objetivos, entregando o melhor e sendo o melhor para você.
Ninguém é perfeito, mas todos deveriam, salvo algum impedimento de força maior, melhorar sempre.
Cada decisão deve observar o contexto. Não existem respostas únicas. Eu posso te falar como agi sob pressão em uma situação, mas não será mesmo em outra situação, porque o contexto é outro, pode mudar a pressão, meu objetivo, o quanto estou ganhando, o quanto gosto daquilo, se é justo ou não, se eu estou bem ou não, e vários fatores. E se pode mudar pra mim, imagine para outras pessoas. Não dá para copiar os outros.
Se você não se adapta a uma forma, procure outra. Se a profissão não está entregando o que deseja, mude. Você é responsável por sua felicidade, ninguém mais. Só não repita os erros. Não é requerido que não erre. Se for, o local não é bom.
Seja comprometido com o que faz. Não aceite menos que isso. Se você não está evoluindo, se não está entendendo o que está acontecendo, salvo algum problema pessoal inerente, provavelmente está faltando o comprometimento. Se comprometer inclui arriscar e errar. E pedir ajuda. quando mais específica, melhor.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).