Executando verificação de segurança...
1

Seguir o MEU CAMINHO ou me basear na STACK DA EMPRESA?

Salve, galera.
Estou no início da carreira mas já tenho dois estágios que acabei não ficando na empresa (saí do 1º pra entrar no 2º e no 2º, não fui efetivado).
No 1º estágio, eu trabalhei com C# e no 2º com Python.
Enquanto procurava uma vaga para o 3º estágio, decidi estudar java, pois é o que ensinam na faculdade e eu gosto, mas agora que me chamaram para um novo estágio, creio que vou trabalhar com python novamente.

Quero saber a opinião de vocês...

  • Sigo estudando java por fora?
  • Largo java e foco total na stack da empresa?
  • Desisto de tudo e vou aprender COBOL? (essa foi zueira...kkkkk)

Alguém aqui já teve uma experiência semelhante?
O que fizeram?
O que deu certo e o que não deu?

Obrigado, desde já.

1
1

Olá, espero que esteja bem.

Eu vivenciei uma situação semelhante no início da minha carreira. Naquela época, a empresa em que eu trabalhava estava focada em Java, enquanto o meu objetivo era me tornar um desenvolvedor web. Dediquei-me intensamente a aprender o mínimo necessário para manter o meu emprego na empresa. Assim que adquiri essa base de conhecimento, concentrei todos os meus esforços na área web. Quando surgiu a oportunidade, decidi migrar para uma empresa alinhada com os meus objetivos e interesses.

1

Em linhas gerais: desenvolva o que você precisa para aonde você quer estar, e não aonde você está.

Você está no começo da carreira e não sabe direito aonde quer estar (é normal, eu tbm não sabia e nem tenho certeza de que o que eu almejo agora vai ser o que eu vou querer daqui a uns anos), então experimente, veja o que você gosta e o que nao gosta, compare, crie projetos que te deixem engajado.

É bom conhecer a stack da empresa, afinal tu trabalha com ela, mas você vai acabar pegando com o tempo. A nao ser que você veja que está defasado e precisa dedicar horas extras pra alcançar.

O que eu faço: uso entre 1 e 2 horas do meu horario de trabalho todos os dias pra estudar coisas relacionadas a empresa ou que possa aplicar na empresa (as stacks, workflow, leio artigos, etc), as outras horas eu trabalho normal. Assim que acaba minha jornada de trabalho eu tento codar mais 1h de projeto pessoal com tecnologias que to aprendendo

1

Se você gosta de programar acredito que a linguagem não importa.
Em toda minha carreira segui a stack da empresa (e por fora algumas coisas diferentes para se distrair).
Sendo assim já programei em Java(mobile) csharp (web, xamarin), Javascript (puro e vuejs). Isso porque gosto de programar, então não me importo muito com a linguagem. lógico que tenho preferencia, mas não me importo tanto.