Ótima escolha, parabéns.
independente do tamanho ou volume de acesso todo sistema ou aplicação necessita de persistir as informações e isso é realizado em banco de dados.
Desde um arquivo estruturado que armazena milhares de linhas com estruturas até gerenciadores de última geração a sua função sempre será o armazenamento ou a persistência de dados.
Ao longo dos anos os gerenciadores de banco de dados aprimoraram o padrão SQL que é poderoso desde a sua concepção, se utilizando de uma linguagem estruturada com poucos comandos(select, insert, update, delete, create, alter e drop) para abstrair e dar poder a quem usa e sabe combina-los.
Hoje temos bancos de dados que compartilham informações para vários sistemas ou aplicações e até mesmo implementando lógica de negócios pela maneira simples e rapida de se programar em PL/sql, Pg/sql ou outros derivados. Sao mais de 50 anos de uso dessa ferramenta que armazena, organiza e persite informações desde textos até videos hoje em dia.
Independente da aplicação ou sistema, sempre haverá algum banco de dados armazenando e compartilhando informações.
tive a oportunidade de desenvolver sistemas que suas interfaces de usuario foram migrando de forma e linguagens, desde telas em terminais caractere mode em C, passando por interfaces desktop escritas em varias linguagens, passando pelas aplicações web e hoje com muitas funcionalidades em aplicativo móvel mas o banco de dados sempre está lá. A dica se me permitir, independente da tecnologia de banco de dados que usar o segredo do sucesso estará na modelagem dos dados e nas melhores práticas de implementacao dos objetos no banco de dados.
Boa sorte e sucesso.
commit
Em resposta a Recomendações para iniciar na área de Banco de Dados
2