Executando verificação de segurança...
1

Dá pra conseguir uma vaga de dev júnior no inícioda faculdade?

Oi, se alguém puder me responder ajudaria pra caramba, hipoteticamente acabei de sir do ensino médio e consegui uma faculdade de ciências da computação, estudei programação(linguagens, frameworks, bibliotecas, arquitetura de software, planejamento e praticamente todos os afins do desenvolvimento e arquitetura de software) por uns 6 anos(dos 12 aos 18), e também construi alguns projetos próprios desde design até o backend, enfim ao ir estudar na faculdade, preciso seguir aquele caminho de estagiário, júnior, trainee, pleno e sênior, ou já posso pular para júnior mesmo iniciando a faculdade, e o quão difícil isso seria??

obs: se puderem responder se haveria alguma diferença nesse caminho em universidade federal e particular ajudaria demais.

Carregando publicação patrocinada...
3

Sim, consegue ir direto pra junior. Eu fiz basicamente isso que você comentou. O bom da faculdade é que ela tem contato com diversas empresas da tua cidade, que entram em contato para buscar colaboradores.

Meu conselho é ficar amigo do(a) coordenador(a) do curso, e informar ele(a) que você está em busca do primeiro emprego. Normalmente essas vagas são divulgadas a partir de algum semestre específico, mas se bem conversado, tu consegue algo antes.

Além disso, um ponto muito importante é a mentalidade. Então demonstrar que você é dedicado, esforçado e capaz de cumprir com as tuas responsabilidades vai te deixar na frente de muitos dos teus futuros colegas, pois a maioria deles ainda estará no ritmo das brincadeiras do ensino médio...

PS.: Também é bom fazer amizade com os veteranos, pois possívelmente eles já terão um emprego, e se você demonstrar ser uma pessoa de confiança, pode ser indicado por eles para uma vaga na empresa em que eles trabalham (esse é o bom e velho networking, que será útil para toda tua carreira :D)

2

Você tem experiência trabalhando com programação? Se não você não é considerado um dev júnior. Logo você não se qualifica para a vaga.

Agora se sim, você pode ingressar em vagas de acordo com sua experiência profissional e seus conhecimentos, independentemente se está começando uma faculdade ou não.

Note que como está começando a faculdade, seu networking vai permitir ser mais fácil a entrada no mercado de trabalho seguindo "aquele caminho" estagiário > júnior > etc.

2
1

Os projetos próprios são um ótimo começo independente da faculdade, pense em atualizar eles constantemente e se possível colocar algum em prática, com o tempo, eles serão sua entrada no mercado de trabalho ou até mesmo seu próprio negócio.
Mesmo que seu negócio não vá pra frente, você terá em suas entrevistas material para apresentar e experiência comprovada.

1

Em condições normais, não. Mas pode em algumas situações.

Claro que se está falando apenas do que está escrito na carteira profissional, então pode. Pode sênior, ou qualquer outra coisa.

Se está falando de algo real, você tem que demonstrar experiência real. Não é impossível, mas como obteve a experiência real se fora primeira vaga que está indo atrás? È uma questão de lógica, que todo programador precisa saber.

Só estudar não torna uma pessoa júnior. E por achar o contrário é que hoje tem menos vagas de júnior, porque as empresas sabem que pessoas que não são júnior se candidatam.

Então em casos assim é melhor a pessoa tentar estágio, já que ela á aprendiz. Ou quem sabe ser trainee, se achar algo assim.

O seu caso pode ser um pouco diferente porque além de ter estudado bastante tentou praticar. Será que a prática foi boa? Isso ajudou mostrar o trabalho em equipe? Administrar as pressões de um trabalho de verdade? Lida com requisitos reais e que não podem ser tão negociados? Fez tudo certo ou só fez? Quem avaliou? Como isso foi testado em condições reais (não apenas simuladas)?

Fora isso, porque as pessoas tem essas obcessões por esses títulos? O que isso importa? Não deveria importar o salário, o respeito que a pessoa tem, a capacidade real dela fazer algo? O título serve só para mostrar pra todo mundo? Pois bem eu tinha o título de sênior com pouco mais de 20 anos de idade, agora com 40 de profissão talvez eu não seja sênior, de que adiantou eu ter aquele título? Sorte que eu liguei pra ele, não carregava embaixo do braço pra mostrar pra todo mundo que eu era foda, porque eu não era, eu sabia disso, só um leigo ou ingênuo acha isso mostra o valor da pessoa. Arrume em trabalho para se desenvolver bem, ganhar algo que compense e esqueça o título.

Todos os argumentos que vi até hoje sobre esses títulos são frágeis, só servem para justificar algo ruim.

Fazer errado também é experiência, mas não é boa, a não ser para ensinar como não fazer na próxima. Então pode ser visto como algo positivo ou negativo. E será negativo se não perceber e treinar esse erro em vez de aprender com ele.

Procure desenvolver sua carreira, isso é o que te faz bem. Abra oportunidades, faça seu melhor. O resulto deve vir. E se não vier, azar.

Eu não li as outras respostas, mas qualquer um que afirma que consegue ou afirma que não consegue, errou. Porque ambas são verdadeiras, o que quer dizer que a outra é falsa em dada situação. Então por lógica, pode conseguir sim, só não ache que é garantido, ou fácil, e que acontecerá com você.

Eu poderia te contratar, mas duvido que seria júnior (precisaria melhor avaliação). Novamente oque isso importa? Se alguém te contratar com esse título, azar o dela.

me lembr ode um amigo muito bom na áreaa, que não pegou um cara porque ele claramente era bem limitado, apesar de saber algumas coisas. Foi uma seleção extensiva. Em uma seleção rápida na semana seguinte ele foi contratado por uma das maiores empresas de tecnologia e que já foi a maior por décadas, até mesmo do século retrasado. Azar dessa empresa, que não vou dizer o nome (extremamente curto, por ser sigla)!

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).