Eu, particularmente, estive em contato direto e indireto com a língua inglesa durante a minha vida inteira. Fiz curso, tive aulas na escola (em diferentes escolas), conversei com pessoas e consumi muito conteúdo em inglês, mesmo sem a pretenção de aprender a língua.
Ao longo dessa minha jornada, pude perceber uma curva de aprendizado interessante. Para sair da estaca zero você provavelmente vai precisar estudar ativamente através de livros, aulas ou qualquer outro método cujo objetivo integral seja o aprendizado da lingua. Depois de aprender os verbos e composições das frases mais usadas a forma mais rápida de aprender é mergulhar de cabeça em conteúdos em inglês. A partir desse momento o diferêncial será a frequência com que você lê, escuta e escreve frases em inglês.
Minha sugestão é: Aprenda, através de livros didáticos, o suficiente para que você consiga compreender legendas ou até falas em vídeos e filmes. Depois, troque o idioma do seu celular, aplicativos, jogos, navegador... tudo. Não se dê outra opção a não ser ler textos em inglês. Quando houver dúvidas, pesquise-as ou anote em um bloco de notas para investigar mais tarde.