Obrigado pela resposta. Enfim ,vou tentar seguir a sua ordem de texto:
Primeiro, Cuba não é completamente fechada. Jornalistas e Diplomatas podem ir lá, além de terem redes sociais e internet hoje. Mas desde o séc 20, após a Revolução Cubana, já haviam notícias e relatos até de mídias de países capitalistas comentando sobre esses bons resultados que haviam lá.
Para responder este ponto, peço que pesquisem sobre Yoane Sanchez:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Yoani_S%C3%A1nchez
A internet é livre sim, desde que não seja pra falar do governo,aí pode ocorrer isto: https://www.poder360.com.br/futuro-indicativo/cuba-usa-bloqueio-da-internet-para-enfrentar-protestos-por-saude-e-liberdade/
Se quiserem conhecer mais recomendohttps://www.14ymedio.com/
para um periodismo não enviesado. Coisa interessante é que quanto mais capitalismo do maligno, mais as pessoas podem abrir jornais ou fazer críticas ao governo, na China nãohttps://www.publico.pt/2023/05/18/mundo/noticia/cidada-chinesa-detida-comentario-inapropriado-soldados-redes-sociais-2050116
E você mencionou "Ditaduras", mas você sabe o significado de Ditadura? Vou enviar o link de um vídeo trazendo um conteúdo mais complexo sobre como é o Governo Cubano:
O que é uma ditadura? Segundo uma pesquisa rápida no dicionário:
ditadura
substantivo feminino
1.
**governo autoritário exercido por uma pessoa ou por um grupo de pessoas, com supremacia do poder executivo, e em que se suprimem ou restringem os direitos individuais.
**
Fica esta discussão pra quem quiser verificar:
https://revistacult.uol.com.br/home/esquerda-precisa-falar-sobre-ditadura-cubana/
Não necessáriamente! Governos são complexos, e muitas vezes podem ter trocas de poderes que influenciam para outras decisões. Hoje a Rússia é um governo mais a direita (capitalista) do que seria na URSS.
Ok, então o PCCh não quer ser comunista formalmente.O PCC de Cuba deixou de formalmente querer ser comunista.
Fato observável onde? Nos livros de História? Na mídia paga pelos EUA? Não sei se você sabe mas até hoje quem continua realizando perseguições e ditaduras são os EUA.
Os Uyghures da China vão discordar de você
https://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_uigur
Porque nunca foram socialistas/comunistas, no máximo governos que tentavam se afastar de práticas capitalistas, mas ainda continuavam sendo um governo capitalista, não importa as opiniões e ideias que quem governasse.
Me apresente um caso de um governo SOCIALISTA de fato então.
Foram literalmente, todas as vezes os EUA quem interfiriram, e a URSS e outros países apenas reagiram.
Sim, a Guerra Sino-vietnamita foi uma reação aos EUA.Ou a guerra entr Vietnam e Camboja foi apenas uma reação aos EUAhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_cambojana-vietnamita#:~:text=Em%2025%20de%20dezembro%20de,o%20Khmer%20Vermelho%20do%20poder.&text=Cria%C3%A7%C3%A3o%20da%20Rep%C3%BAblica%20Popular%20do,Camboja%20(1979%2D1989).
Não sei dizer muito sobre esses países, porque o Leste europeu é complicado, mas durante a influência da URSS, não encontrei problemas relacionados a economia ou sociedade.
Ok, deixa eu mostrar algo então
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2018/05/04/para-esquecer-passado-comunista-polonia-manda-retirar-estatua-de-praca-publica.htm
ou isto aquihttps://ipn.gov.pl/en/digital-resources/infographics/7463,The-Katyn-Massacre.html
ou istohttps://ipn.gov.pl/en/digital-resources/exhibitions/8038,Order-No-00485-The-NKVD-Anti-Polish-Operation-in-Soviet-Ukraine-in-1937-1938-exh.html
possam te ajudar a entender.
E além do mais, que você trata como se essas reações de URSS fossem todas negativas, como se os EUA fossem os bonzinhos em guerras como do Vietnã
Eu não disse que os EUA foram bonzinhos.Eu disse que se a URSS tem um Vietnam para chamar de seu.
Cara, dizer que China e Rússia são imperialistas por conta do "comunismo", é simplesmente ignorar todo o Séc 19 ao 21, assim como livros históricos e estudos de historiadores.
Vamos ver a classificação do dicionário sobre imperialismo:
Imperialismo
substantivo masculino
1.
sistema de governo que preconiza uma monarquia chefiada por imperador ou imperatriz; governo ou autoridade imperial.
2.
designação que os liberais davam ao poder moderador exercido por D. Pedro II, durante o Segundo Reinado brasileiro.
3.
ECONOMIA•POLÍTICA
forma de política ou prática exercida por um Estado que visa à própria expansão, por meio de aquisição territorial ou pela submissão econômica, política e cultural de outros Estados.
Neste ultimo sentido, são sim países imperialistas, tanto Russia como China.Quanto aos livros de história,como você bem disse antes, quem falou que não expressam vieses políticos?Afinal, se um historiador é de determinada corrente, tenderá a expressar isto quando escreve.Não são vocês que pregam que a educação não é neutra?
ADENDO:segue link com a opinião do Gabinete Federal para a Proteção da Constituição, da Alemanha sobre extremismo de esquerda: https://www.verfassungsschutz.de/EN/topics/left-wing-extremism/left-wing-extremism_node.html#doc725674bodyText1