Executando verificação de segurança...
-1
Carregando publicação patrocinada...
2

Para que?

Para um projeto específico? Precisa analisar todos os requisitos do projeto, especialmente os técnicos, mas também os políticos. Em alguns casos os técnicos são menos importantes que os políticos, em outros não. Para fazer essas escolhas precisa de muita experiência, e não existem listinhas que resolvem, na verdade se apegar a listinhas faz a pessoa tomar decisões erradas, e não ganhar experiência. Mesmo com experiência é fácil errar. Nem sempre o erro importa tanto.

Notou que sua dúvida não tem quase requisito algum? "Trabalhar" não está tão bem definido, e só têm que ser para backend, nem sabemos com toda clareza que será exclusivamente, embora parece que sim. Todos os outros não sabemos. O maior erro que as pessoas cometem para criar soluções (escolher uma tecnologia é uma solução) é não estabelecer muito bem quais são os requisitos, com todos os detalhes. Errou nisso, todo o resto sairá errado e será só uma bola de neve. Inclusive passará ter que escolher várias outras tecnologias e ́técnicas perdas que só são escolhidas porque a primeira foi uma escolha errada pela falta de bons requisitos.

Se for para você aprender e construir sua carreira então os aspectos políticos podem ser mais importantes que os técnicos. Se você está pegando algo para trabalhar, quem sabe, para a vida toda, precisa gostar do que faz. Deve ser horrível trabalhar com algo que não gosta. Eu sei um pouquinho, foi tão ruim que prefiro trabalhar de graça com algo que eu gosto do que ganhar bem para trabalhar com algo que eu não gosto. Você precisa ver o que pode te ajudar a conseguir boa posição, ter o conforto que deseja na área, não só pelo gosto, mas também conseguir a remuneração que objetiva.

Algumas pessoas escolhem o que tem mais vagas disponíveis. E ignoram que normalmente tem mais concorrentes também.

O que mais ignoram é que ter vaga fácil e melhor remuneração costuma ser mais questão da qualidade do trabalho que a pessoa faz do que condições do mercado. E para ser bom no que faz precisa fazer algo que gosta, e tem capacidade. Algumas pessoas podem não se dar bem sequer com backend, ou com frontend. Boa parte das pessoas não se dão bem com tipos de aplicações que exigem um conhecimento mais profundo de computação  e só mostram mais um resultado sem maiores requisitos. Se você tentar fazer algo que não está capacitado terá dificuldade de boa remuneração, que pode até ser zero, o que em último caso precisa fazer outra coisa.

Lembre-se que só você terá a consequência, boa ou ruim, da escolha, então ninguém tem compromisso com você e seu sucesso. Claro que qualquer pessoa normal vai te desejar sucesso, eu não sou diferente, mas eu sei que o sucesso vem só com muito esforço, com pesquisa, com um trabalho aprofundado, com construção tijolo por tijolo, sem atalhos. Eu tenho experiência que tentar atalho dá resultado ruim. Por isso eu preciso não dar o atalho, mesmo que isso não seja tão popular.

Eu acho que pode tentar várias para escolher. Para ver o que gosta e o que se dá melhor. E pode pegar mais que uma. Eu prefiro o desenvolvedor de software, aquele que consegue trabalhar bem, não importa a tecnologia escolhida, ainda que algumas saberão mais que outras. E tem projetos que precisam de algo melhor que outros que qualquer coisa serve.

Por isso que eu prefiro investir em C#, mas boa parte dos projetos web que faço são com PHP, até porque faço poucos :D

Por que escolho C#? Porque é eficiente, robusta, bem formulada, organizada, tem a minha cara, permite usar  praticamente para qualquer coisa, até no frontend web. Mas embora tenha melhorado, muito, e agora quase dá para usar como linguagem de script, mas ainda tem um pouco de cerimônia para fazer sites simples, onde PHP brilha. Para fazer algo mais complexo, PHP nunca serviu, está servindo agora, mas nunca será nota 10 porque não tem como a linguagem mudar por completo sem perder a compatibilidade, e aí ela paga o preço de ter nascido para ser simples. pode poro que quiser a mais que sempre ficará manca para projetos complexos, assim como C# nunca será nota 10 para algo muito simples.

Aí eu poderia perguntar se o requisito de fazer para web é correto. Tecnicamente ele quase nunca é. Web é ótimo para casos bem específicos. A escolha de fazer web costuma ser política, e muitas vezes porque "tá todo mundo fazendo" ou "é o que eu sei fazer". Novamente, se a escolha inicial é errada o resto importa menos. Para fazer algo complexo, provavelmente web, é a escolha errada, mas se escolher eu ficaria com C#. Tem que prefira Java. Em alguns casos Go pode ser a melhor a escolha. Para coisas simples PHP, Python, JS e até Ruby, entre outras, podem ser melhores. Em geral para coisas simples faz pouca diferença, as pessoas adotam o que gostam ou que estão acostumadas e fica tudo bem, para projetos mais complexos que fazem diferença. TS fica num belo meio termo, mas não é só vantagem.

Algumas pessoas vão escolher JS ou TS porque pode ser usado também no frontend. Mas isso C# também dá, mesmo que as pessoas não saibam disso. Tudo tem vantagem e desvantagem. Algumas vão de JS/TS porque acaba sendo o maior mercado, mesmo que tecnicamente não se justifique tanto, até porque ter um ecossistema bem complicado é uma das tecnologias que mais forçam ter que adotar outras coisas para sair certo.

Mais que escolher uma linguagem precisa escolher as técnicas corretas. E aí pode ser usar framework ou não. Para aprender deveria ser sem, quando a pessoa aprende programar em cima de um framework, a chance dela se tornar boa na profissão se torna ínfima. E para escolher um bom para um projeto precisa conhecer vários. Ou usar o método "bumba meu boi", escolhe qualquer um ou o que for indicado por alguém aleatório na internet. Esse provavelmente é o jeito mais popular de se decidir algo.

Hoje existem alguns movimentos (não no sentido de algo organizado) para se fazer o mais simples. Por exemplo, parar de usar MVC que é um canhão para matar passarinhos. Claro que isso se dá entre profissionais mais qualificados, que estudam o assunto, que têm experiência, que tomam decisões com base mais técnica, e por isso tendem a não ser populares. A internet está bombardeada por material dizendo que MVC, entre outras coisas, cura até câncer. Então todo mundo adota sem ter a menor ideia se é bom ou não. E não é para grande parte dos casos. Por isso que PHP mais puro, que é um framework, não precisa de outro em cima dele, é ótimo, e não usa MVC. E por isso que .NET adotou mais recentemente tecnologias para dar uma cara mais de PHP, e a Microsoft passou recomendar o uso dessas formas mais simples como Razor Pages ou Minimal APIs, a não ser que você prove que o MVC seja a melhor a opção, já que ele é mais complexo, e foi a opção padrão por muitos anos porque era o que estava na moda.

Se usar C# vai usar o framework ASP.NET, qual sabor depende do projeto, seria bom saber todos, mesmo que só se especialize em um. Se for PHP, então vai aprender o padrão dele, e depois pode experimentar para ver se vai por outro em cima dele, espero que não. O mesmo vale para JS que muitas vezes precisa de um framework, especialmente para backend, muitos escolhem o Node, outros estão indo para o Deno, que eu tenderia a escolher se fosse trabalhar com isso, pela experiência que tenho, embora eu não costumo trabalhar com web, e não conheço na prática esses stacks, eu estou "decidido preliminarmente apenas olhando a teria da coisa, que é insuficiente, por isso eu teria um longo trabalho pela frente se tiver que tomar uma decisão real, e por isso eu prefiro ir no que estou mais confortável, me poupa tempo.

Você só consegue tomar boas decisões estudando toda a computação, aprendendo os fundamentos de tudo, da ciência, que é o que mais ajuda a gente tomar melhores decisões. Não ciência seletiva, que você vê até mesmo pessoas com doutorado fazendo publicamente na internet em áreas diferentes da sua (se fizer na sua vai pegar muito mal, mas já deveria pegar para qualquer área), ciência pura, de verdade. Sem fazer isso vai depender de outras pessoas para dar rumo à sua vida.

Tenha em mente que as pessoas decidirem com critério é raro. A não ser o gosto. E é menos ruim do que parece, apesar da máxima que diz "ferramenta certa para a tarefa", que deveria ser o melhor critério.

Se quer mobilidade, tenha amplitude e flexibilidade. Comece, e decida depois. Se a decisão de qual tecnologia vai usar é tão fundamental assim para decidir sua carreira, tanto faz, não se resolve algo com outro erro.

Eu dei alguns subsídios. Interprete o texto.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Fez total sentido para mim e pude perceber muito mais sobre o assunto.
Eu me expressei mal. Eu estudo desenvolvimento web e trabalho com JS e TS, estou conciderando aprender para Java e quiz criar uma publicaçao onde o pessoal daria o seu ponto de vista sobre algumas linguagens e porque elas acham que seriam a melhor opçao para eu ter mais bagagens tecnica sobre o assunto!
Porem o teu texto me fez perceber que a escolha depende dos teus objetivos e se trassa-los mal todo o resto segue esse rumo!
Muito obrigado!

1

Primeiramente coloque seu foco na lógica de programação. Depois que tiver a lógica na cabeça, qualquer linguagem vai ser simples de aprender. A mesma lógica vai servir para o framework. Com a documentação e a ajuda da comunidade você vai tirando suas dúvidas especificamente a medida que forem surgindo.

1

Eu ja tenho a logica na cabeça! Quiz criar uma publicação para debater questoes tecnicas sobre as linguagens

Obrigado irmao