Executando verificação de segurança...
1

O que são Algoritmos e a importância da Lógica ?

Pode ser que você nem se dê conta, mas a lógica está presente na vida de todas as pessoas, todos os dias, praticamente todo o tempo. Quando usamos o raciocínio para tomar uma decisão, buscamos sempre a saída mais lógica, ou seja, a opção que nos pareça ser a mais adequada para resolver um problema ou atingir um objetivo.

A Lógica é, antes de tudo, uma área da Filosofia que se dedica a refletir sobre as diferentes formas de raciocinar. Ela se propõe a pensar sobre modos rigorosos de desenvolver o raciocínio em busca da melhor maneira de pensar ou fazer algo. Em outras palavras, a lógica define o encadeamento de ações mais coerentes para chegar a um objetivo.

Desta forma, o computador é uma invenção lógica que funciona a partir de uma sequência de instruções ou comandos, e que, para ser eficiente, deve ser programado logicamente, isto é, codificado por meio de elementos e atributos de programação. A Lógica defende o uso da razão para entender, calcular, processar, pesquisar, questionar e decidir sobre as coisas do mundo. Por isso, praticamente tudo que as pessoas fazem é orientado por ela, de pesquisas científicas a decisões do dia a dia.

A lógica é o princípio mais importante no desenvolvimento de programas de computador. Todo aplicativo ou sistema de computador deve ser projetado e desenvolvido de forma racional para que possamos chegar a sequências lógicas de instruções que sejam coerentes e, principalmente, eficazes.

Uma sequência lógica é um grupo de passos estabelecidos para chegar a um resultado, a um objetivo ou à solução de um problema a Lógica é o pilar de sustentação do profissional da área da Informática.

Os algoritmos são um conjunto de raciocínios lógicos previamente definidos. Uma sequência ordenada de passos que ao ser executada irá solucionar um problema ou executar uma tarefa. Trata-se da descrição detalhada das etapas que devem ser percorridas para se chegar a uma solução.

É uma área de conhecimento que envolve raciocínio, planejamento e cálculo em busca da melhor solução para uma tarefa. Isso se aplica em tudo na vida, desde tarefas bem complexas que requerem cálculos muito difíceis para uma execução fluente humana até tarefas mais simples como uma receita de bolo, escolhendo a forma mais segura de atravessar uma avenida ou começando o dia e agendando suas tarefas.

Quando se fala de algoritmos no contexto da lógica de programação, seguimos paradigmas equivalentes ao ensinar (programar) uma máquina para realizar determinada tarefa que desejamos.

Tenhamos em mente que a lógica é diferente da linguagem. Por exemplo: Pessoas de nacionalidade diferentes podem ter os mesmos pensamentos, porém se expressam em línguas diferentes. Podemos então dizer que a lógica da estruturação do pensamento pode ser a mesma, porém, a comunicação se dá de forma “codificada”. A linguagem se dá nesse campo, da comunicação da lógica que se quer passar.

Desenvolver a teoria da lógica de programação é fundamental para o conhecimento estruturado da linguagem de programação pois, em lógica iremos aprender tudo aquilo que podemos fazer com qualquer linguagem de programação de forma natural e de fácil entendimento. Sendo este, requisito básico e fundamental.

As fases para criar um algoritmo:
1 — Definir um problema;

2 — Verificar quais as formas possíveis para resolver o problema;

3 — Definir a melhor forma de solucionar o problema dentro do contexto atual;

4 — Criar o algoritmo;

5 — Transformar o algoritmo em um programa de computador através de uma linguagem;

6 — Analisar se o problema foi resolvido, caso contrário voltar à etapa inicial e repetir o processo.

Regras para o Desenvolvimento de Algoritmos
Para descrever sequências de instruções de maneira simples e objetiva é necessário observar as seguintes orientações:

1 — Seja direto Escreva frases curtas e simples, com apenas um verbo.

2 — Seja detalhista Descreva, com detalhes, todos os passos necessários.

3 — Seja lógico Encadeie as ações na ordem em que elas devem acontecer.

4 — Seja objetivo Procure atingir o objetivo proposto com o menor número de passos, tomando o cuidado de não pular passos importantes.

5 — Evite o uso de palavras e expressões com duplo sentido (termo conhecido tecnicamente como ambiguidade).

6 — Seja compreensível Redija instruções de forma que qualquer pessoa possa entendê-las, não somente profissionais da área de Informática.

7- Seja crítico Faça a leitura crítica de seu algoritmo para melhorar a escrita e o encadeamento lógico dele.

Carregando publicação patrocinada...
1