Executando verificação de segurança...
3

Metodo de entudo de tecnologia, baseado nos meus anos de estudo.

Este Texto contem erros de ortografia pois o autor possui Desortorgrafia, condiçao alinhada com a dislexcia, que acarreta em tais erros nao propositais.

motivação:

muitas vezes no inicio dos meus estudos eu me deparei com duvidas de como fazer coisas simples na web com trocar a cor de um texto, e de verdade sabemos que a internet esta imundada de conteudos encinando com todas as didaticas do mundo, para 'qualquer um entender'.
Entao porque eu escrevi esse pequeno artigo ?
a minha ideia aqui nao e lhe encinar CSS, HTML, Java Script, Python, C# ou qualuqer outra linguagem ( de programação ou não ), mas sim tentar passar o meu metodo que eu com o tempo fui lapidando para estudar programação.

O metodo:

Ele consiste em 3 etapas, de forma ciclica, ou seja, com o decorrer dos seus estudos, repetidas vezes, voce se vera executando ele para cada novo assunto desejado.

Se jogando no oceano:

Aqui e o seu primeiro contato com a tecnologia que voce quer aprender, pensa em mergulhar na fossa das marianas sem oxigenio ou roupa adequada, a ideia e ser algo rapido e que de um susto no seu cerebro ao ponto dele falar:
"caramba to ferrado, presiso urgentemente me preparar para aguentar o baque!"

Como eu avia dito acima, a muita, informação sobre as tecnologias, temos sites, artigos, videos até cursos completos na internet alem da propria documentação, que por mais porcamente excrita que ela pode vim a ser, sempre contera tudo o que a lingugem contempla, seu proposito de existir, e uma lista gigante de todas as funçoes, metodos, e tudo o que a linguagem tem.

Entao eu sempre começo me jogando nesse oceano de informaçoes ( superficialmente ),
sempre vem a minha mente nesse momento a quela frase do filme alice no pais das maravilhas, "Quando nao sabemos a onde ir, qualquer caminho serve".
Nesta primeira etapa, nao tem como sabermos ao certo o que temos de aprender para chegar no resultado que queremos, entao. aqui vai um pequeno passo a passo que eu costumo seguir para me guiar nesse primeiro mergulho.

  1. Descobrir o caminho
    1a. Primeiramente eu pesquiso sobre as principais utilidades da tecnologia que eu estou estudando, e projetos basicos sobre ela.
  2. Imundação de informaçoes
    1a. Aqui eu tento resouver o desafio proposto somente lendo a documentaçao, porque nela tem muinta informação que eu nao precisaria saber no momento, mas que no futuro pode vim a calhar
  3. Visao aprofundada e expecsifica
    1a. aqui vai de voce, videos, cursos, artigos, o que for, mas que foque expecificamente nos problemas que voce nao conseguir resouver somente com a documentaçao, e mesmo que voce nao consiga absolutamente nada, nao se desespere isso e normal, principalmente se voce nunca viu um codigo ou a linguagem na sua frente antes, esperar que consiga e como ler um texto em alemao com um dicionario na mao, voce pode ate vir a conseguir, mas e facil ? acho que nao muinto né, entao nao se dessespere, essa etapa aqui e para solucionar essas lacunas, as palavras que voce nao conseguio entender muito bem.

Pegando o equipamento, para o proximo mergulho:

Aqui a ideia jé e outra, voce ja se desafio a fazer algo sem saber de absolutamente nada sobre, e por consequencia se expos a muitas coisas, entao com tudo isso e uma analisa racional voce vera o que deve focar seu tempo para estudar, qual a base daquilo que voce fez, porque voce fez de tal forma e nao de outra. entao para manter o padrao aqui vai mais uma listinha:

  1. Tente ver suas falhas, suas duvidas cure essas feridas
  2. Assuma um novo desafio, crie novas linhas de codigo no seu projeto anterior, nao tenha medo dos bug, sao eles que irao lhe ajudar a evoluir.
  3. Voce ja fez funcionar, agora tente entender o porque aquilo e desta forma.
  4. Concerte tudo o que voce fez, melhore, corrija, refaça, aproveite esse momento.

Segundo mergulho agora com a mente no lugar

Faça um novo projeto nao presisa se algo grandioso, mas agora tente nao consultar quaisquer fontes alem da documentação, se dedique dentro de seu possivel faça seu melhor, eu acredito no seu potencial sem ao menos o conhecer entao porque acha que tu nao e capaz ?
Pense aqui comigo voce ja estudou tanto até aqui, e espero que nao tenha medo dos bugs, lenbre eles que queremos, faça seu codigo funcionar, mesmo que isso faça-o bugar.
Após esse momento, apos tu chegar ao seu limite sare essas feridas da aplicaçao com pesquisa, lenbre de focar na documentaçao, porque na hora H em seu trabalho, há à chance de nao aver ninguem que ira lhe ajudar, nao aver duvida igual na internet, ou a maquina ser diferente, o sistema oparacional ser diferente, ou simplesmente nao funcionar a dica do fulaninhoDev34, nao a curso que solucione, voce so tera a documentaçao e sua logica.
Entao dentro de seu possivel faça o seu melhor se dedique, acretido em você, se conseguio chegar ate aqui porque eu nao acreditaria ? olha sua dedicação, mas uma hora voce ira chegar ao seu limite, tire duvidas em algum forum, pessa feedback para alguem, e se dedique para corrigir
algum bug, ou adicionar novas partes ao projeto, e se voce gostar mesmo do resultado, coloqueo no seu portifolio.

Conclusão:

Entao confie em si mesmo, se dedique com projetos pequenos, teste, modifique, quebre o codigo, 10 elevado a 100 vezes, se presisar.
Não a o que se preocupar, no final, o assunto estara ficso em sua mente, e voce poderar aplicar em novos projetos, a ideia aqui e voce se orientar pelos projetos e ir criando uma base solida, de conteudo.
Porfim se tu conseguir, teste meu metodo, e avalie ele depois, vamos nos ajudar a refinalo, e quem sabe podemos conseguir uma metodologia Tabnews de estudo.

Carregando publicação patrocinada...
1

Excelente artigo, obrigado por compartilhar.
Na parte se jogando no oceano, realmente faz muita diferença, quando começamos a ler coisas que não entendemos, mesmo não entendendo, em algum momento nosso cérebro vai recordar disso e talvez a gente nem saiba de onde tirou essa informação e é ai que começa a parte legal, muitas vezes uma coisa é conectada a outra e acabam se chocando e temos aquele famoso blow mind.
Com o tempo isso se torna cada vez mais automático e absorver conteudo fica muito mais fácil.

1
1
2

Nossa que pergunta incrivel, realmente amei ela, no caso nao posso e nem vou falar sobre todas as pessoas com a desostografia, mas no meu caso em expecifico a linguagem ou o framework nao tem muita coisa que de para melhorar, eu cometo erros isso e claro e por consequencia meus codigos tendem a ter algums bugs a mais por isso, mas o que realmente me salva sao os snipts, creio que seja esse o termo, aquelas sugestoes dada pelo VS code por exemplo, porque asvezes eu fico alguns minutos pensando em como eu excrevo tal funçao, qual o nome e tals, principalmente em frameworks, e tendo essas sugestoes, por algumas letras que eu acerte ja consigo identificar, a nivel de produçao o que mais pode vim a ajudar e revisao de algum terceiro, e refatoramento para corrigir nome das funçoes, metodos, variaveis e afims ...

entao de forma mais direta, a linguagem e o framework, nao necesita de mudanças, mas mecanismos dos editores e reviçao de terceiros sempre ajudam.

1
2
1

achei bem interessante seu método de aprendizado, particularmente estou tendo um pouco de dificuldade em organizar e focar meus estudos, vou utilizar seu método e depois volto pra dar um feedback, agradeço desde já.

1

obrigado por se dispor a testar ele, aguardo ancioso seu feedback, e aponte os pontos negativos dele para agente ir revisando o metodo, e sempre bom ter seu "codigo/metodo" refatorado e atualizado com as melhores tecnologias nao ?