Executando verificação de segurança...
1

Alguém estudando Rust?

Olá, pessoal. Eu sou um desenvolvedor Python pleno com algum conhecimento em outras linguagens de programação. Quando ouvi falar de Rust e do "hype" sobre a linguagem, resolvi estudar um pouco sobre o assunto e acabei curtindo muito estudar essa linguagem "diferentona", mas parece que ela não tem muita adoção no Brasil. Por isso quero perguntar algumas coisas:

Alguém aí estudando Rust? Conhecem alguma comunidade brasileira sobre a linguagem ou algum projeto desenvolvido no Brasil? Já viram alguma empresa brasileira com vagas para Rust ou só na gringa mesmo?

Carregando publicação patrocinada...
2

Sim, várias pessoas. Não sei porquê.

Se as pessoas tivessem o que fazer com Rust já teriam aprendido C ou C++. Então elas estão estudando só porque querem estar na moda. Mais uma coisa pra lista de bobagens.

Se a pessoa tem realmente algo para fazer com Rust, e tem muita coisa bacana pra usá-la, até porque é uma linguagem interessante para o que ela se propõe fazer, então ótimo, mas só porque tem um monte gente falando dela é o "fim do mundo".

Ao mesmo tempo que perguntam o que tem vaga sobrando. Rust não tem. Muito pelo contrário, tem quase nada de vaga, especialmente no Brasil, e são ocupadas por profissionais de primeira linha. A chance da pessoa se dar bem é próxima de zero.

Ao contrário de outras linguagens que entram em moda antes da hora, mas que um dia pode ter vaga, Rust não vai acontecer. Só quem não tem noção alguma de programação e acredita que Rust será o que algumas pessoas falam. Ela poderia até, ainda que a chance seja quase zero, substituir tudo o que é feito com C, C++ e até uma ou outra linguagem que poucos usam ou conhecem, mas, e pode entrar no lugar de uma o outra coisa bem específica que seria feito com Java, C#, Swift, Kotlin ou algo assim, mas o grosso do que se faz com outras coisas continuarão assim. Rust não serve bem para a maioria dos cenários (serve muito bem para alguns cenários importantes de alto calibre), ainda que seja possível usá-la, e até tenha alguma vantagem, mas as desvantagens superam os benefícios.

Eu incentivo a pessoa a aprender, para ver algo diferente, para ter mais repertório, mas se é para fazer isso tem que fazer com outras. Tem que aprender F#, ou outra mais conhecida que a pessoa não costuma usar, tem que tentar Lua, ou D, ou Elixir, ou Groovy, só para dar alguns exemplos. E claro, se a pessoa costuma trabalahar com C ou C++, deve investir pelo menos um pouco de tempo em Rust. Mas isso a pessoa já sabe, não precisa de mim para avisar.

Sei que isso vai irritar algumas pessoas, mas precisa ser falado. Eu raramente tenho certezas sobre o futuro, por isso quase nunca erro, mas essa eu tenho, porque é baseado em fatos. A única chance de Rust se tornar muito mais do que é, seria uma revolução geral de tudo, que eu até gostaria, e acho que melhoraria muito o setor, mas é mais um motivo para saber que não vai acontecer.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1
1

Também estou estudando Rust. Testando projetos e reescrevendo pequenos apps.
Tenho as mesmas dúvidas que você, com exceção de vagas por que não busquei.
Chegou a desenvolver algo interessante e aberto que possa compartilhar?
Sobre comunidades BR, é isso que tenho de infos: https://github.com/rust-br

1

Eu comecei a estudar há pouco tempo, então ainda estou fazendo programinhas "bestas" pra me familiarizar com a sintaxe, coisas como um snake game ou um explorador de arquivos no terminal. Acredito que mesmo que não seja uma linguagem com grande potencial de mercado, vale a pena estudar um pouco pra expandir o conhecimento. Vou deixar o link do meu repositório de estudos aqui, mas não tem nada relevante, como já comentei.

https://github.com/Arthur-Alves-BR/rust