A área de tecnologia tem novidades todo ano, mês, semana. Nunca conseguiremos acompanhar tudo. Temos que tomar uma decisão de escolher o que focar e aprofundar, sem fechar o horizonte pars outras possibilidades.
Eu tenho 4 anos de mercado, 7 de estudos de faculdade e mestrado, e sei que não sei a maioria do que existe nesse mundo da tecnologia. Posso ser bom numa área como backend, mas não sei tudo. Posso saber uma linguagem, mas não sei tudo sobre ela. Sabemos algumas partes que tendem a ser as mais usadas no mercado. Problemas mais específicos e complexos vão exigir esse maior aprofundamento.
Sobre a decisão, se sua preocupação maior é espaço no mercado, olhe o que as vagas estão pedindo de linguagem e framework, de certificação, faculdade ou demais papeladas, busque praticar essas tecnologias , ter um github, um site próprio hospedado no github mesmo, com o tempo ir adicionando recrutadores tech, pessoas que trabalham com as tecnologias que você escolheu e ir fazendo contatos. Pede recomendações de seus professores e colegas. É um trabalho de formiguinha, o resultado tenho certeza que virá e será positivo.
Sobre a IA: lógico que vão substituir muita coisa, mas não está perto disso acontecer para a TI. Vai começar com tarefas mais repetitivas e sem criatividade. Tem muito profissional que é tão bom e especialista que a IA não chega aos pés. Hoje, ela é tipo um auxiliar, que muitas vezes tem erros grosseiros por falta de contexto, ou por falha mesmo do modelo. Mas confesso que tive uma impressão de redução em oportunidades para Junior depois dessa ascensão das IAs. Mas isso não muda o que precisa ser feito: seguir na luta e ajudar outros que também precisam e estejam em dificuldades.