A verdade que ninguem fala é que a maioria dos desenvolvedores NÃO PRECISA saber isso, nem calculo ou algebra linear.
Sim, é fato que um desenvolvedor precisa saber LÓGICA e normalmente quem tem pensamento lógico tem maior facilidade com essas áreas. Porém ouvi muito na faculdade, e ouço muito normalmente de profissionais "acadêmicos" que é preciso saber isso ou aquilo.
A realidade é que não, você não precisa.
Se você for desenvolver um jogo, provavelmente vai usar uma engine pronta que te da tudo que precisa para: colisões, processamento e renderização entre outros.
MAS NEM TUDO SÃO FLORES
O programador que tem domínio da matemática inevitavelmente será melhor.
Sabe a engine que citei ali em cima? Quem desenvolveu com certeza sabia o que estava programando. Alguem precisa fazer o que a maioria não faz. E esse alguem normalmente vai ganhar muito mais.
OUTRO DETALHE SOBRE: O QUE PRECISO SABER?
Eu sempre aprendi "on demand". Isso quer dizer que, ao invés de colocar a cara num livro de algebra linear pra caso um dia eu precisasse, eu faço isso exatamente quando eu precisar ou nos momentos em que estou interessado.
Isso tem dois pontos positivos:
- Eu aprendo melhor, dado que além da teoria, vou ter que aplicar aquilo e me aprofundar, testar e tudo mais.
- Eu evito fádica mental tentando me obrigar a aprender algo que meu cérebro não quer naquele momento.
Devidos comentários feitos, a postagem feita foi muito boa, esse comentário não tem interesse em invalidar ou criticar a postagem do colega e sim dar uma visão/desabafo.