Uma linguagem nova é criada justamente por esse pensamento, tem uma coisa que essa linguagem X não tem e eu gostaria que tivesse, ai se junta muita gente depois e começa a seguir aquele projeto, isso para frameworks e qual lib no geral.
Vi que você não falou de MongoDB, porque embora eu não goste é o primeiro que me vem a cabeça.
Enfim, o que eu penso sobre você criar o seu próprio DB é... vai de cabeça nisso, deve ser muito massa ( no minímo muito divertido).
Mas alguns pontos para considerar...
- Se o seu SGBD tiver a funcionalidade de buscar no json, é preciso fazer o armazenamento de modo que facilite e não tenha muito I/O.
- Se for ter busca, qual será a sintaxe, precisa implementar isso também (se for um único arquivo tipo sqlite/db2, fica mais simples, precisa nem de sintaxe pode ser métodos get(), put(), ...)
- Talvez começar implementando um banco de dados mais simples, tipo um Paradox da vida, só pra pegar o conceito de armazenamento etc...
Além disso o Fábio akita tem esse vídeo que pode lhe ajudar com uma visão mais geral de bancos de dados.
Além disso, talvez te ajude mais é o JsonServer, ele é utilizado pra mock, mas o funcionamento é simples igual um mongodb, porém não tem organização, mas isso é "questão" de interface.
Espero ter ajudado.