Tudo o que eu entendi sobre Visão geral de algoritmos - Resumo - CoderCursos Java, Aula: 2
Introdução
Olha eu aqui de novo. Hoje eu venho trazer um pouco do que eu entendi sobre dados, estrutura de dados, e seus respectivos usos. Isso de forma bem teórica. Então se prepara ai, que leitura por aqui não faltará!
Só um lembrete, algumas das informações desse post foram extraidas desse curso (fazendo referência à aula 2, datando em 08/09/24), além de algumas outras fontes alternativas que agregaram meu repertório.
No final trarei alguns links de conteúdos que foram úteis para mim, e que podem te ajudar também.
Então vamos lá, mão na massa!
Aula 2: visão geral de estrutura de dados
O que são dados?
Dados são qualquer tipo de informação, que ao existir não está necessariamente organizada, porém que pode receber critérios que os darão qualidades e os permitirão compor espécies de conjuntos, que é o conceito básico de uma estrutura de dados.
Os dados por natureza são primitivos, sendo divididos entre constantes e variáveis, onde as constantes representam valores fixos e imutáveis e as variáveis dizem respeito a valores que podem estar sofrendo alterações constantemente.
O que é uma estrutura de dados?
Estrutura de dados é uma forma de organizar e administrar os dados de uma aplicação ou algoritmo, a organização dessas informações será feita através de critérios que irão discernir-los uns dos outros. Além disso, as estruturas de dados possuem a função de administrar a informação, ação caracterizada como a forma que essa informação será manejada ou utilizada dentro de uma aplicação. Sendo assim toda estrutura de dados pode ser entendida como um objeto, por conter atributos (dados) e funções (comportamentos).
Quando falamos em organizar, temos como ideia fundamental a separação de elementos distintos através da formação de grupos ou conjuntos onde estes estarão contidos, a estes dá-se o nome de Estrutura de Dados Básica, esses conjuntos podem ser estruturados de diferentes formas que podem ser caracterizadas como FILAS, LISTAS, TABELAS e etc, cujo as quais apresentarão distintos comportamentos ou formas de administrar os dados.
Em relação a administrar os dados, temos neste ato diversas ressalvas e formas de fazê-lo, mas a ideia principal de administrar refere-se a forma como esses serão manipulados dentro de um programa. Existem várias maneiras que a informação pode ser manejada dentro de uma aplicação, alguns exemplos de como os dados podem ser administrados são: LIFO, FIFO
Como usar dados?
Como dito anteriormente os dados somente podem ser usados dentro de uma estrutura de dados, para tal existem operações que serão realizadas sobre esses dados segundo certos critérios, algumas operações são: aritméticas, relacionais, lógicas, e atributivas.
Conclusão
Ufa, finalmente!
Espero que eu tenho sido o mais conciso possível com esse resumo. Afinal essa aula foi bem teórica.
Estou estudando e treinando bastante, e além desses escritos, eu também compartilho o meu material de estudo pelo meu github onde o repositório atrelado ao curso explorado nessa postagem é esse aqui.
Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você de alguma forma. Se você possui alguma sugestão de aprendizado, sinta-se à vontade para compartilhar suas experiencias nos comentários abaixo.
É isso, e até logo!
Fontes bibliográficas
"O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PROGRAMAR!" canal Código Fonte no Youtube, acessado em: 08/09/24
https://youtu.be/BTENKdRVS2U?si=XpBqUFrP0ZbyUwyR
"Java COMPLETO: Do Zero ao Profissional + Projetos!" curso Udemy, aula 2 da seção 1, acessada em: 08/09/24
https://www.udemy.com/course/fundamentos-de-programacao-com-java/