Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

O sistema participativo seria o melhor para se decidir sobre os negócios políticos no país, se fosse resolvido um pequeno problema, pois sem um ganho visível, seriam poucas as pessoas que realmente participariam, as decisões continuariam na mão de uma meia dúzia de pessoas e ao sabor de lobbys financeiros.
Seria interessante se fossem aumentadas as ferramentas de participação popular e fossem mais fáceis, veja (estou falando de memória, mas a ideia é essa), para que o povo apresente um projeto de lei, tem que ter um ou 2 por cento de assinaturas de eleitores em cada estado, em todo o país, impraticável, é mais fácil convencer um deputado a encampar a matéria do que apresentá-la como iniciativa popular.
No caso de um presidente com baixíssima popularidade e fraco desempenho no governo, a única ferramenta para tirá-lo do poder é o impedimento, o povo que o elegeu, esse não pode tirar, a não ser que seja por seus representantes. Para esse caso, apoio a tese do "Recall" que o povo faz um abaixo assinado (esse sim com uma grande representatividade) e dispara um novo processo de eleição.
Espero ter colaborado para discussão.

Carregando publicação patrocinada...