Executando verificação de segurança...
27

Como a PROGRAMAÇÃO me ajudou na ESCOLA.

Oi eu tenho 13 anos, e queria contar para vocês como a programação me ajudou nos meus estudos na minha escola.

No meu colégio tem uma competição de soletrar, em português e inglês (com recompensas em dinheiro), e eu queria participar e ganhar para usar o prêmio para melhorar meu setup. Então para estudar eu fiz um programa em Python, bem simples, com a lista de palavras da competição o programa pegava uma aleatória e usei a library gtts para criar um audio do texto e dar play, eu soletrava a palavra e depois clicava num botão para mostrar a palavra e eu corrigia, até cheguei a fazer um sistema para me ajudar a ver o que eu estava errando e me ajudou tanto que não errava mais.
Quando chegou o dia da competição, passei na 1° fase, mas quando cheguei na segunda descobri que também tinham palavras aleatórias do dicionário😐, e errei na primeira.

Mas além disso, a programação já me ajudou nos estudos para provas também. Criei um programa que conta quando eu demoro para estudar determinado assunto, faço algumas questões e ele calcula como eu fui no assunto e se devo melhorar e como.

Fiz esse post para dar mais um motivo para você aprender a programar, espero que tenham gostado👌.

Carregando publicação patrocinada...
2

Cara, que história massa!!! Comecei a programar já na faculdade e vi o quanto me ajudou, principalmente no meu raciocínio lógico, e por isso indico a qualquer adolescente aprender, pelo menos, o básico de programação e desfrutar de como isso nos desenvolve como solucionadores de problemas! Muito massa ver que mesmo tão novo você já tem projetos incríveis, continue desenvolvendo, você tem potencial!!!

1

É incrível o que a programação pode fazer por nós, ela me ajudou demais, principalmente em questões em que eu tive que resolver algum problema com um certa criatividade. Descobri o meu gosto com a programação na pandemia, onde me sobrava muito tempo para me dedicar a outras coisas a não ser somente a escola. No futuro penso em fazer Ciências de Dados e ver os meus códigos mais aplicados a certos problemas. :)

2

Bem interessante, e que sistema legal esse da sua escola. Tenho 13 anos também, e acho que além dessa parte direta programação me ajudou com pensamento lógico e resolução de problemas, principalmente quando se fala de programação competitiva. Se nunca testou recomendo demais entrar na Olímpiada Brasileira de Informática, ganhei ouro esse ano e vou viajar para a UNICAMP por uma semana fazendo um curso lá. Para eu me inscrever só falei com o coordenador da minha escola, além de prêmios você também ganha vaga para a Olímpiada Internacional de Informática, e uma medalha nessa te dá basicamente uma vaga garantida nas melhores universidades do MUNDO. Se quiser saber um pouco mais detalhei nesse artigo que fiz.

1

IMPRESSIONANTE!
E eu aqui com 13 anos me complicando pra fazer um Bin2Dec (Conversor de números binários pra decimais) usando C# depois talvez usar HTML e CSS pra recriar ele com uma interface gráfica.

Enfim, um dia eu chego lá, e meu raciocínio lógico comparado ao de certas pessas está a mil graças á matemática rs.

1
1

Cara que legal essa história ando penso em criar uma aplicação para aprender inglês, com foco em listen(ouvir), vou dar uma estudada nessa lib.

1
1
1
1

Que genial! Parabéns pela iniciativa, comecei a programar mais ou menos na sua idade, hoje tenho 16 anos e continuo amando programação.

Continue firme que tem tudo para ser um grande programador, basta ter dedicação e constância 👏

1
1

Parabéns amigão, enquanto isso eu aqui com 16 penando pra fazer um jogo da velha em python kkkkkkk, mas desejo muito sucesso pra você e continue firme e forte, seu futuro vai ser maravilhoso

1
1
1

Que experiência incrível, com esta idade já consegue pensar em soluções para alguns problemas isso mostra como você tem capacidade para se tornar um grande programador.
continue assim que você tera um futuro incrível! com muitas experiências para compartilhar conosco!

1
1

Que daora Alis, legal ver seu empenho na programação. Acho que o caminho é esse, tudo está se modernizando e a internet das coisas está cada vez mais presente no nosso dia a . Nunca tinha feito ou visto isso que você fez, achei muito interessante!

1

Massa! E é só o começo. O poder de criar aplicações pontualmente específicas para seus problemas te dá uma vantagem muito grande sobre aqueles que não o fazem.
Durante o curso de engenharia, criei o hábito de desenvolver uma aplicação para todas as disciplinas (as vezes, só uma tabela dinâmica mesmo) e desta forma, além de praticar a programação em si, a repetição e atenção ao assunto da disciplina abordado me proporcionava uma maior absorção de conteúdo. Comecei a aprender com muito mais facilidade!

Se desafie! Encontre tarefas mais complexas, pratique bastante! E boa caminhada.

1

Muito legal Aliscreative!
Eu estudo no Ensino Médio e faço um projeto de robótica na escola, mas tenho pouco tempo para me dedicar a programação, pois eu estudo em tempo integral e quando eu tenho algum tempo livre tenho que fazer alguma atividade ou estudar para alguma prova. Mas quando eu aparece um tempo livre continuo estudando programação, com a linguagem Python, isso me ajudou principalmente em questões de lógica e me ajudou a exercitar a minha criatividade para resolver certos tipos de problemas no meu dia a dia.

1
1

Você me destravou uma memória antiga que tenho, quando começei a programar para resolver equações do 2o grau. Meu professor passava sempre uns 60 exercícios de lição de casa, e eu ficava louco pra jogar, mas só podia depois de terminar os deveres. Foi ai que programei para colocar os valores da formula e o computador me dar as respostas que só copiava pro caderno. Me salvou horrores hahaha

1
1
1
1

Que criatividade! Parabens pela originalidade e por ter ido até a 2° fase da competição.
Continue sendo assim, alguem que busca oque deseja e não fica derrotado quando perde!

0
1

Eu aí, demorei bastante para me focar em algo. Queria me focar desde criança em algo para quando chegasse aos 18 já tivesse MUITA bagagem e pudesse concorrer em estar entre os top1.

Já tive chance de engrenar na carreira do Futsal aos 13, mas minha mãe não fez meu RG a tempo e minha escola só perdeu com mais de 10 gols de diferença (eu era o goleiro). Fiquei sabendo que do time (dos que avançaram mais na competição) que do campeonato municipal, 6 negos foram escolhidos pra academia de base de times como Internacional e São Paulo...