Executando verificação de segurança...
2

Muito interessante! Atualmente, estou trabalhando no desenvolvimento de um site em uma equipe que possuem skills que se completem e é muito legal ver como isso contribui demais para o projeto e torna o desenvolvimento do mesmo em outro patamar.

Todos sabem programar, mas temos o mais "expert" nessa parte, então ele fica responsável por isso. O restante também realiza algumas contribuições para o código, principalmente quando está sobrecarregado, mas ocorre mais no front-end.

Eu sou responsável pela parte UI do projeto, já que possuo mais afinidade (ou a única que possui da equipe rsrsrs), mas não possuo algum curso da área ou relacionados, e como você disse, tem que correr atrás, por isso aproveitei minhas férias para estudar fundo o UI/UX (embora não tivemos tempo ainda de implementar o UX).

O outro integrante possui habilidades em marketing, além de ter muito conhecimento de empreendorismo e entende do mercado.

No começo tínhamos medo de um só do grupo estar lidando com o código, enquanto pensávamos que todos nós deveríamos programar na mesma proporção... mas vendo os resultados até hoje, ainda bem que focamos nas habilidades de cada um.

Sobre a negligência do UI e UX, eu entendo essa situação. As pessoas não acham importante e, ainda, toda vez que acabo exigindo algo dessa parte (principalmente alguma parte da interface que não foi feito direito etc) é visto como "frescura" (não falo da minha equipe, já está bem claro para eles a importância do UX/UI, mas em outros projetos) e sou considerada chata por exigir esses detalhes, enquanto, como você mesmo disse, não adianta o código estar mil maravilhas se o visual não estar bom, por que o cliente vai focar na interface, não no código. Claro, se for um código que gera bugs, por exemplo, o cliente irá se afetar, mas até nisso o UI/UX acaba atuando (como aqueles designs de interface com erro de 404, e todo um conceito UX para manter o usuário no site mesmo com imprevistos/erros).

O interessante é que meu colega responsável pelo marketing e com toda a relação do cliente é o primeiro a defender a interface seguir cem porcento meu design (claro, é difícil traduzir fielmemte em código, embora fosse em tom de brincadeira, ele reforçava de seguirmos o meu UI), pois ele entende como os usuários são afetados com a interface, que deve ser agradável visualmente para chamar atenção de nossos clientes e mantê-los no site.

Carregando publicação patrocinada...
1

Excelente contribuição! Foi uma perfeita demonstração de como essas coisas são importantes e muitas das vezes negligênciadas. Hoje em dia, um bom programador dá conta tranquilo de um MVP, por isso é importante ter um time diversificado.

Também não entendo a razão do porquê UX/UI costamam ser tão negligênciados e a maioria considera as libs (como bootstrap, tailwind) como solução para tudo. Eu mesmo prefiro desenvolver uma própria lib de CSS, do que usar uma pilha de div para fazer a montagem como os frameworks definem.

Mas, isso não é de agora. Há 13 anos trás, quando ainda estava na universidade, era a mesma coisa. Ninguém ligava para a interface e abusavam das libs para não ter que cuidar dessa parte. Até a galera de front-end, se preocupava mais em como um componente ia funcionar do que toda estética e unicidade deles.

Não considero que isso seja um problema para a maioria, mas para quem certamente esta buscando de lançar uma startup, um SaaS ou qualquer projeto no mercado, codagem não é o bastante. Quanto antes o programador perceber isso, mais chances ele tem de crescer no mercado.