Executando verificação de segurança...
1

Por que muitos posts no LinkedIn falam mal do clean code?

Algumas vezes quando estou escrolando o LinkedIn aprecem posts do tipo:

  • Nao vou dividir cada linha do meu codigo em um método porque um livro que consideram bíblia diz
  • Pare de seguir cegamente o clean code e comente o código
  • etc

E aí voce vai ver em detalhes o post e fica nítido que a pessoa não leu o livro, porque vem com papos nada haver. O clean code não fala pra voce fazer de cada linha um método, ele não fala pra voce parar de comentar. Na verdade ele não fala pra voce fazer nada. Ele simplismente apresenta conceitos e praticas mostrando seus prós e contras, você segue se quiser. Eu mesmo não concordo com algumas coisas.

Confesso que não terminei de ler o livro, passei da metade e tinha chegado num ponto onde não tava mais fazendo tanta diferença pra mim ler ele, mas eu mudei da agua pro vinho quando comecei a ter contato com ele.

Na minha visão não faz sentido também chamar o clean code de bíblia, pra mim ele é só mais uma peça no quebra cabeça que é construir um código bom. Outras peças seriam: SOLID, TDD, uma boa arquitetura, etc.

O que acham?

Carregando publicação patrocinada...
3

clean code e todos guias de boas práticas, começam ganhar relevância depois que vc passa das 50mil linhas de código. se vc numa trabalhou em uma aplicação com usuário dessa magnitude, vc ainda não se deparou com os programas reais de escrever software.
Quando li o clean code, algumas coisa não fez muito sentido pra mim, depois eu descobri que na verdade eu nunca tinha me deparado com os problemas que ele estava propondo evitar.

Hoje tenho uma postura diferente quando vou ler um livro de boas práticas, eu parto do presuposto que estou absorvendo conhecimento de alguém com mais de 50 anos de experiência que passou por fazes da tecnologia difícil, então a pergunta é o que eu posso aprender aqui.

1

Eu acho que primeiro é necessário ler o livro pra depois falar sobre se presta ou não.

Se o próprio autor do livro diz no começo que a ideia é compartilhar os ensinamentos dele e que PROVAVELMENTE você pode não concordar com várias ideias dele e ESTÁ TUDO BEM.

Será que vale a pena dar palco pra quem claramente não leu o livro como vc msm identificou?

Clean code faz MUITO SENTIDO.

1
0

é pq se o dev leu só clean code, ele sai cuspindo código e pensando "estou seguindo as melhores práticas da industria" é um livro superficial que não supera muito o bom senso, não que isso seja um problema, vejo ele mais como uma boa jogada de marketing do uncle bob pra vender consultoria do que algo que realmente agrega valor a comunidade.

Bem, se o dev é realmente muito principiante e precisa de bom senso pra entender que seu código precisa ser inteligível por outros devs, acho que vale, caso contrário é perca de tempo.