Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte final e recomendações de conteúdo!
Antes de começar a ler…
A ideia inicial era criar um artigo/tutorial, que contivesse os conhecimentos basico de Dart, e também algumas aplicações no final, mas, acabei percebendo que começou a ficar muito extenso, e por esse motivo decidi dividir em partes, essa primeira em até cinco partes ao longo da semana, essa sendo a parte final. Originalmente com mais de 80000(oitenta mil) caracteres para esse texto...
E como eu sempre falo, leia a documentação oficial, se for possível para você!
As minhas recomendações de estudo estarão no final do texto, elas contêm outros tipos de conteúdo além de Flutter e Dart.
Até o atual momento da publicação deste texto, o TabNews, não formata o código em Dart corretamente, peço de antemão desculpas por qualquer inconveniência causada pela formatação incorreta do código.
Requisitos
Ter lido as primeiras partes do artigo/tutorial:
Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 1!
Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 2!
Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 3!
Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 4!
Metadata
Use metadados para fornecer informações adicionais sobre seu código. Uma anotação de metadados começa com o caractere @
, seguido por uma referência a uma constante de tempo de compilação (como deprecated
) ou uma chamada para um construtor de constante.
Três anotações estão disponíveis para todo o código Dart: @Deprecated
, @deprecated
e @override
. Aqui está um exemplo de uso da anotação @Deprecated
:
class Television {
/// Use [turnOn] to turn the power on instead.
@Deprecated('Use turnOn instead')
void activate() {
turnOn();
}
/// Turns the TV's power on.
void turnOn() {...}
// ···
}
Você pode definir suas próprias anotações de metadados. Aqui está um exemplo de definição de uma anotação @Todo
que recebe dois argumentos:
class Todo {
final String who;
final String what;
const Todo(this.who, this.what);
}
E aqui está um exemplo de como usar a anotação @Todo
:
@Todo('Dash', 'Implement this function')
void doSomething() {
print('Do something');
}
Os metadados podem aparecer antes de uma biblioteca
, classe
, typedef
, parâmetro de tipo
, construtor
, fábrica
, função
, campo
, parâmetro
ou declaração de variável
e antes de uma diretiva de importação
ou exportação
. Você pode recuperar metadados em tempo de execução usando reflexão.
Comments
O Dart oferece suporte a comentários de uma linha, comentários de várias linhas e comentários de documentação.
Comentários de linha
Um comentário de uma única linha começa com //
. Tudo entre //
e o final da linha é ignorado pelo compilador Dart.
void main() {
// TODO: refactor into an AbstractLlamaGreetingFactory?
print('Welcome to my Llama farm!');
}
Comentários de várias linhas
Um comentário de várias linhas começa com /*
e termina com */
. Tudo entre /* e */
é ignorado pelo compilador Dart (a menos que o comentário seja um comentário de documentação). Comentários de várias linhas podem ser aninhados.
void main() {
/*
* This is a lot of work. Consider raising chickens.
Llama larry = Llama();
larry.feed();
larry.exercise();
larry.clean();
*/
}
Comentários da documentação
Comentários de documentação são comentários de várias linhas ou de uma linha que começam com ///
ou /**
. Usar ///
em linhas consecutivas tem o mesmo efeito que um comentário de documento de várias linhas.
Dentro de um comentário de documentação, o analisador ignora todo o texto, a menos que esteja entre colchetes. Usando colchetes, você pode se referir a classes, métodos, campos, variáveis de nível superior, funções e parâmetros. Os nomes entre colchetes são resolvidos no escopo léxico do elemento de programa documentado.
Aqui está um exemplo de comentários de documentação com referências a outras classes e argumentos:
/// A domesticated South American camelid (Lama glama).
///
/// Andean cultures have used llamas as meat and pack
/// animals since pre-Hispanic times.
///
/// Just like any other animal, llamas need to eat,
/// so don't forget to [feed] them some [Food].
class Llama {
String? name;
/// Feeds your llama [food].
///
/// The typical llama eats one bale of hay per week.
void feed(Food food) {
// ...
}
/// Exercises your llama with an [activity] for
/// [timeLimit] minutes.
void exercise(Activity activity, int timeLimit) {
// ...
}
}
Na documentação gerada pela classe, [feed]
se torna um link para os documentos do método feed
e [Food]
se torna um link para os documentos da classe Food
.
Para analisar o código Dart e gerar documentação HTML, você pode usar a ferramenta de geração de documentação do Dart, dart doc. Para obter um exemplo de documentação gerada, consulte a documentação da API do Dart. Para obter conselhos sobre como estruturar seus comentários, consulte a documentação do Dart eficaz.
Ainda a uma longa jornada, para continuar aprendendo.
Recomendações de estudo
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Continua No Próximo Episódio...
Fonte: https://dart.dev/