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Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte final e recomendações de conteúdo!

Antes de começar a ler…

A ideia inicial era criar um artigo/tutorial, que contivesse os conhecimentos basico de Dart, e também algumas aplicações no final, mas, acabei percebendo que começou a ficar muito extenso, e por esse motivo decidi dividir em partes, essa primeira em até cinco partes ao longo da semana, essa sendo a parte final. Originalmente com mais de 80000(oitenta mil) caracteres para esse texto...

E como eu sempre falo, leia a documentação oficial, se for possível para você!

As minhas recomendações de estudo estarão no final do texto, elas contêm outros tipos de conteúdo além de Flutter e Dart.

Até o atual momento da publicação deste texto, o TabNews, não formata o código em Dart corretamente, peço de antemão desculpas por qualquer inconveniência causada pela formatação incorreta do código.

Requisitos

Ter lido as primeiras partes do artigo/tutorial:

Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 1!

Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 2!

Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 3!

Meu aprendizado em Dart! Introdução: parte 4!


Metadata

Use metadados para fornecer informações adicionais sobre seu código. Uma anotação de metadados começa com o caractere @, seguido por uma referência a uma constante de tempo de compilação (como deprecated) ou uma chamada para um construtor de constante.

Três anotações estão disponíveis para todo o código Dart: @Deprecated, @deprecated e @override. Aqui está um exemplo de uso da anotação @Deprecated:

class Television {
  /// Use [turnOn] to turn the power on instead.
  @Deprecated('Use turnOn instead')
  void activate() {
    turnOn();
  }
 
  /// Turns the TV's power on.
  void turnOn() {...}
  // ···
}

Você pode definir suas próprias anotações de metadados. Aqui está um exemplo de definição de uma anotação @Todo que recebe dois argumentos:

class Todo {
  final String who;
  final String what;
 
  const Todo(this.who, this.what);
}

E aqui está um exemplo de como usar a anotação @Todo:

@Todo('Dash', 'Implement this function')
void doSomething() {
  print('Do something');
}

Os metadados podem aparecer antes de uma biblioteca, classe, typedef, parâmetro de tipo, construtor, fábrica, função, campo, parâmetro ou declaração de variável e antes de uma diretiva de importação ou exportação. Você pode recuperar metadados em tempo de execução usando reflexão.

Comments

O Dart oferece suporte a comentários de uma linha, comentários de várias linhas e comentários de documentação.

Comentários de linha

Um comentário de uma única linha começa com //. Tudo entre // e o final da linha é ignorado pelo compilador Dart.

void main() {
  // TODO: refactor into an AbstractLlamaGreetingFactory?
  print('Welcome to my Llama farm!');
}

Comentários de várias linhas

Um comentário de várias linhas começa com /* e termina com */. Tudo entre /* e */ é ignorado pelo compilador Dart (a menos que o comentário seja um comentário de documentação). Comentários de várias linhas podem ser aninhados.

void main() {
  /*
   * This is a lot of work. Consider raising chickens.
 
  Llama larry = Llama();
  larry.feed();
  larry.exercise();
  larry.clean();
   */
}

Comentários da documentação

Comentários de documentação são comentários de várias linhas ou de uma linha que começam com /// ou /**. Usar /// em linhas consecutivas tem o mesmo efeito que um comentário de documento de várias linhas.

Dentro de um comentário de documentação, o analisador ignora todo o texto, a menos que esteja entre colchetes. Usando colchetes, você pode se referir a classes, métodos, campos, variáveis ​​de nível superior, funções e parâmetros. Os nomes entre colchetes são resolvidos no escopo léxico do elemento de programa documentado.

Aqui está um exemplo de comentários de documentação com referências a outras classes e argumentos:

/// A domesticated South American camelid (Lama glama).
///
/// Andean cultures have used llamas as meat and pack
/// animals since pre-Hispanic times.
///
/// Just like any other animal, llamas need to eat,
/// so don't forget to [feed] them some [Food].
class Llama {
  String? name;
 
  /// Feeds your llama [food].
  ///
  /// The typical llama eats one bale of hay per week.
  void feed(Food food) {
    // ...
  }
 
  /// Exercises your llama with an [activity] for
  /// [timeLimit] minutes.
  void exercise(Activity activity, int timeLimit) {
    // ...
  }
}

Na documentação gerada pela classe, [feed] se torna um link para os documentos do método feed e [Food] se torna um link para os documentos da classe Food.

Para analisar o código Dart e gerar documentação HTML, você pode usar a ferramenta de geração de documentação do Dart, dart doc. Para obter um exemplo de documentação gerada, consulte a documentação da API do Dart. Para obter conselhos sobre como estruturar seus comentários, consulte a documentação do Dart eficaz.


Ainda a uma longa jornada, para continuar aprendendo.


Recomendações de estudo

  1. Documentação do Dart
  2. Documentação do Flutter
  3. Filipe Deschamps
  4. Flutterando
  5. Motivação para estudar | Clóvis de Barros Filho | INSPIRE-C
  6. Fabio Akita

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