Executando verificação de segurança...
3

O valor da Base

Sou professor de Jiu Jitsu há 24 anos e sei bem a importância da base e fundamentos para a prática desse esporte. Por muito tempo venho tentando aprender a programar, porém sempre pulando a base e sempre que encontrava um obstáculo eu parava e ficava frustrado. Dia 12/04/2022 tomei uma decisão importante para que eu possa ingressar nessa área, essa decisão foi justamente pegar o que aprendi no Jiu Jitsu durante esses 24 anos de prática e colocar na área de desenvolvimento de software.
A base é tudo sena ela na vida pessoal ou na profissional, ela é de extrema importância, pois é a partir dela que os iniciantes na programação irás desenvolver habilidades e conhecimentos essenciais para a criação de softwares. A base incluirá conceitos fundamentais, como lógica de programação, algoritmos, estruturas de dados, paradigmas de programação e linguagens de programação, etc...

Além disso, ter uma base sólida permitirá á nós iniciantes resolver problemas complexos de forma mais eficiente, criar soluções mais elegantes e entender melhor como nossas escolhas de design e implementação afetará o desempenho e a escalabilidade do software. Sem uma base forte, é mais difícil acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas e acompanhar as tendências do setor.

Portanto, é fundamental que nós iniciantes na programação invista tempo e esforço para adquirir e fortalecer sua base, pois isso nos ajudará a se tornar programadores mais confiantes, habilidosos, bem-sucedidos e o maior dom de todos, saber ensinar com excelência.
Muito obrigado por ter dispoto seu precioso tempo em ler essa breve visão de um iniciante em programação.

Carregando publicação patrocinada...
2

A base começa em matemática e comunicação e expressão, de entendimento da ciência. Não pode aprender programação bem sem essas bases estarem sólidas. Porque aí as pessoas vão aprendendo coisas novas de forma torta, ela vai aprendendo errado e vai treinando o erro, e vai fazendo cada vez mais, e vai arranjando ele. E claro, que depois que começa precisa aprender a base da programação bem, não pode querer ir pro avançado quando a base não está forte. Não se pode aprender tecnologia quando o fundamento não é adotado.

A internet é maravilhosa, mas talvez o maior defeito que ela trouxe para a sociedade vem do mesmo que ajuda, que é poder ouvir muita gente falando. Então se você tem um viés, você encontrará outras pessoas que dirão que você está certo. E sua opinião sobre aquilo se torna mais forte. Mesmo quando aparece alguém dizendo o contrário, terá alguém fortalecendo que não precisa ouvir aquilo, que pode pegar o caminho mais fácil.

Então hoje o desafio não é mais encontrar informação, como era na minha época, é selecionar bem essa informação. O que é até mais difícil. Mas ao mesmo tempo é um desafio que pode ajudar a construir uma formação mais sólida ainda, se fizer certo.

É um alento alguém que diz ser iniciante ter uma visão que parece tão madura (até porque deve ser uma pessoa madura já). Obrigado pelo relato, não fica sou eu que tenho mais experiência falando de algo que parece grego para iniciantes. E obrigado por ser um viés de confirmação :P :D

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).