Início complicado na programação
Para muitas pessoas (estou incluso), o início de cada coisa/projeto é sempre a etapa mais difícil do processo. Me chamo Alan Almeida e estou no meu segundo ano cursando Sistemas de Informação. Nesses dois anos de altos e baixos, sempre estive ligado nas novidades/tendências de tecnologias e vi um crescimento gigantesco no mundo chamado PROGRAMAÇÃO. Com esse hype de vagas e altos salários, decidi (mesmo sem ter certeza) que é isso que vou buscar me aprofundar.
Ao longo desses dois anos de faculdade, estudei muita lógica de programação com algumas linguagens como Python e Java (linguagem que aprendi POO). Para reforçar os estudos e atrelar conhecimento com a faculdade, comprei um curso chamado Nitro de lógica, algoritmo e estrutura de dados com C++, junto à congruente do Micael Mota (recomendo bastante para iniciantes). Estou progredindo, porém, em certos desafios avançados ainda tenho uma certa dificuldade, mas sei que o caminho é continuar praticando.
O que tem me intrigado é que, na hora de pensar no futuro como programador, vejo claramente 3 caminhos: front-end, back-end e Mobile. Como estou no início, ainda não sei qual caminho seguir. Sempre vejo pessoas codando sites front-end com designs magníficos e apenas admiro, muito porque não me identifico com designer e logo vejo que front-end não é pra mim. Back-end me chamou bastante a atenção, pois já utilizei Java (apenas POO) e gostei, porém, nada mais a fundo. Também vi alguns relatos de que, para quem está começando, não é uma boa ideia começar direto pelo Back, pois é interessante você ver o que está criando (algo comum no Front). Na dúvida, me restou buscar o máximo de informação na carreira Mobile, em especial Android, que é um sistema que utilizo e gosto.
Nessas incertezas, me pergunto: devo começar por Mobile, Front ou Back? Já que quero escolher uma carreira e não uma tecnologia. Hoje me vejo atrasado por ainda não ter escolhido algo e ainda não ter desenvolvido nada durante tanto tempo.