Executando verificação de segurança...
1

Devo abreviar nomes de variáveis e funções?

Desde que eu li o livro Clean Code eu não abrevio mais os nomes das minhas variáveis e funções, procuro sempre deixar as coisas bem declarativas para facilitar a leitura e revisões.
Entretanto, eu percebo que, às vezes, mesmo conhecendo boas práticas de desenvolvimento, algumas pessoas ainda abreviam certas partes do código, por exemplo:

const btn = document.querySelector('#btn-close')

Ao invés de:

const buttonClose = document.querySelector('#button-close')

As dúvidas que ficam são:

  1. Isso é "aceitável"?
  2. Quando está tudo bem fazer abreviações?
  3. Até onde isso pode ir?
Carregando publicação patrocinada...
2

Depende. Como sempre.

Eu não gosto de abreviações e só costumo fazer as que são inerentemente abreviadas ou que sejam universalmente conhecidas.

Eu não acho o fim do mundo fazer abreviações. Mas para fazer isso bem dá muito trabalho. Porque você não pode sair abreviando de qualquer jeito, precisa de critério, de conhecimento de todos e manter muita consistência. Isso não sendo fácil, pode dar menos trabalho não abreviar.

Evite mais quando o nome faz parte de API pública, em algo mais local o problema é bem menor. Nomes de variáveis precisam de significados mais claros quando mais longe o nome será usado. Por isso que variável ipara um for não é a aberração que alguns acham que é, e é uma enorme abreviação. Eu uso, porque é uma obviedade.

Eu evitaria se fosse você, mas dentro de certo contexto não é tão ruim assim.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Ajudou, sim! Eu tenho um pensamento bem próximo do que você disse! Fiz o post para saber o que outros devs pensam do assunto e se estou no "caminho certo"! Obrigado!

1

Eu, particularmente, não curto abreviar nada ultimamente, por mais que isso algumas vezes me tome um tempo maior para pensar qual o melhor nome para se dar a uma variável ou a uma função e conseguir comunicar o que significa ou o que faz.

Eu tomei esse gosto de fazer isso depois de sofrer quando precisava pegar alguns códigos de outras pessoas e acho que por mais que as vezes o nome dos métodos ou variáveis fiquem um pouco grandes, eu prefiro ler de forma clara e entender de fato o que aquilo significa.

Evita o vício, evita confusão no entendimento e é um up na legibilidade do código. Na minha visão, tudo de bom e nada de ruim 😁

1
-1