Executando verificação de segurança...
2

Concordo com os pontos mencionados! Também acredito que um código complexo possa prejudicar um projeto em inúmeros aspectos, entretanto, um dúvida pairou na minha mente enquanto lia seu post: o que é um código complexo?

Muitas vezes eu preciso acessar códigos de companheiros de equipe para resolver alguma coisa, procurar uma informação ou entender como algo está funcionando, e, por conta de outras partes do projeto serem escritas linguagens que não são meu forte, tudo pra mim é complexo! E o mesmo acontece com as outras partes da equipe, já que cada um atua em uma área.

Sendo assim, acredito que um código complexo esteja mais ligado a escrever coisas desnecessárias, esquecendo dos princípios do Clean Code, por exemplo, deixando o código "sujo", do que comandos específicos que "ninguém" entenda.

Carregando publicação patrocinada...
1

Vocês têm a cultura de praticar code review? Talvez isso possa ajudar a reduzir o número de code smells e tornar a base de código mais legível e de fácil manutenção a todos.

Sobre código complexo usei esse termo de propósito mesmo para gerar discussão. Na minha opnião código complexo é aquele código "macarrônico" que chega a dar Lesões por esforços repetitivos (LER) no dedo de tanto ficar com o dedo no scroll do mouse.

1

Não temos esse costume. Na verdade, nunca havia escutado esses termos, então fui procurar aprender! Caso mais alguém tenha interesse, seguem alguns links sobre Code Smell e Code Review.
Vou aplicar esses conceitos com a minha equipe! Valeu pela dica!