Executando verificação de segurança...
1

Alternativa Cloud de peso em opção a Amazon (AWS) , Microsoft (Azure) e Google Cloud

Contexto

Atuo profissionalmente como professor na área de Gestão e Negócios, mas sou entusiasta e autodidata em tecnologias aplicadas a negócios.

Há meses buscava soluções Cloud como alternativa a hospedagem compartilhada que utilizava até então. Mas tracei algumas premissas: baixo custo, pois eu utilizaria para fins educacionais, robusta e com rápida curva de aprendizagem, pois sou um “agregador de soluções” e não um DEV nativo.

Soluções

Recomendaram-me utilizar os recursos de contas gratuitas das soluções mais conhecidos como AWS, Azure ou Google Cloud. Aproveitei o mês das minhas férias e fiz workshops em todas estas soluções, que de fato se mostraram extremamente robustas e sem dúvida adequadas para as mais diversas demandas, menos para meu perfil “newbie”, pois as referidas soluções exigem uma infinidade de cuidados e configurações que se eu não observasse atentamente, correria o risco de comprometer a segurança ou comprometer meu raso orçamento.

Ampliando minha busca para além do obvio encontrei como alternativa extremamente viável e robusta a Oracle Cloud Infrastructure (OCI). O modo gratuito da Oracle é chamado de “Always Free” e apresenta uma infraestrutura no plano free de deixar alguns concorrentes com inveja:

  • Servidor: 2 AMD de computação baseadas em VMs com 1/8 OCPU** e 1 GB de memória cada Núcleos Ampere A1 baseados em Arm e 24 GB de memória utilizável como 1 VM ou até 4 VMs com 3.000 horas de OCPU e 18.000 GB horas por mês

  • Armazenamento: Volumes em 2 blocos, total de 200 GB, Armazenamento de objetos de 10 GB – Padrão, Armazenamento de objetos de 10 GB - Acesso pouco frequente, Armazenamento de arquivos de 10 GB

  • Bancos de dados: Oracle Autonomous Transaction Processing, Autonomous Data Warehouse, Autonomous JSON Database ou APEX Application Development. Dois bancos de dados no total, cada um com 1 OCPU** e 20 GB de armazenamento, Banco de dados NoSQL com 133 milhões de leituras por mês, 133 milhões de gravações por mês, 25 GB de armazenamento por tabela, até 3 tabelas.

texto

Caminho das Pedras

Compartilharei o caminho que trilhei, destacando as referências através dos links.

Configuração da instância OCI – Oracle Cloud Infrastructure

Utilizei como referência o

canal SauberLab , no vídeo: Vamos criar nossa primeira máquina virtual no “Always Free” Oracle Cloud - Acesso via SSH.

É possível instalar na instância vários sistemas operacionais que estão inclusos na versão “Always free”, optei pelo Oracle Linux pela compatibilidade com o CentOS.

Painel de controle

Precisava de um painel que facilitasse a interação com o sistema, encontrei uma boa solução no

aaPANEL .

texto

Pelo aaPANEL prossegui com a configuração do NGINX, PHP 8 e MySQL, conseguindo assim sucesso na implantação do meu projeto, em tempo recorde e com CUSTO ZERO!

texto

Recomendo a serie de vídeos do canal da Tecnocorp que apresenta um CASE REAL de implantação pela plataforma OCI.

Abraços e até a próxima!

Professor Adilson
Conhecimento bom é aquele que é compartilhado!

Carregando publicação patrocinada...