Executando verificação de segurança...
3

Quero começar a criar conteúdo sobre minha jornada na programação! O que acham?

Fala, pessoal! 👋

Estou pensando em começar a compartilhar meu aprendizado em programação e minha experiência na faculdade de Engenharia de Software. A ideia é documentar minha evolução, falar sobre os desafios que encontro e os projetos que desenvolvo, tanto para reforçar meu conhecimento quanto para criar meio que um portfólio que talvez sirva como currículo também no futuro.

Quero abordar temas como:

  • Meu dia a dia na faculdade: Como estão sendo as matérias, desafios e o que estou aprendendo.
  • Assuntos técnicos de programação: Linguagens, frameworks, ferramentas e conceitos que estou estudando.
  • Projetos e experiências reais: Coisas que estou construindo, erros que cometi e como resolvi problemas.

Minha dúvida é: vocês acham que essa ideia faz sentido? 🤔
Se alguém aqui já faz algo parecido ou tem dicas sobre como estruturar esse tipo de conteúdo, ficaria muito grato! Quero saber se essa abordagem pode ser útil tanto para mim quanto para outras pessoas que também estão nessa jornada.

Se tiverem sugestões de temas ou formatos, me avisem! Quero fazer algo que realmente agregue valor. 🚀

O que acham? Alguma dica para começar?

Carregando publicação patrocinada...
2

Você vai desistir no meio? Quase todo mundo desiste, então vira uma perda de tempo para a pessoa e quem for acompanhar essa jornada.

Você vai fazer sempre um disclaimer que essa é sua jornada, não quer dizer que as pessoas devam fazer igual ou que você está indicando, provavelmente cometerá vários erros no camnho e muitos deles não serão percebidos, certo?

Certamente pode te ajudar a consolidar os conhecimento, refletir melhor sobre o que fez e deixar documentado para a posteridade, que pode ter valor se souber usar certo.

Ainda poderá ajudar outras pessoas se deixar claro que isso não é um roadmap para ninguém.

Agregar valor para outros? Não sei se é tão interessante. Certamente acontecerá de alguma forma, mas se você tiver que pensar nisso vai gastar tempo em algo que não tem relevância, tentará falsear um pouco o que está colocando.

Se quer ajudar outros, foque mais nos erros do que nos acertos. E deixe claro que outros erros não estão sendo percebidos, você só vai perceber anos depois, ou nunca. Então colocar também o que parece que deu certo é uma boa para a pessoa decidir se você pode ter errado ali, e também para ter a sorte de uma pessoa mais experiente dar um feddback, por isso sempre peça por isso, abra o debate, mesmo que ele quase nunca aconteça.

O mais importante é que está fazendo isso por você, não espere aderência de muita gente, você está fazendo um relato, não está fazendo nada para conseguir views, que virão ou não, masnão importa.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Eu realmente não quero desistir disso, quero tornar isso algo constante. Não estou dizendo que encontrei a forma 'certa' de fazer, mas sim mostrando como estou estudando e o que estou pensando para os projetos. Quando eu errar – e sei que vou errar muitas vezes e rapidamente – eu espero ter alguém que possa me ajudar ou aprender comigo como resolver. Como você mencionou no final, não estou fazendo isso para buscar fama, sucesso ou rios de dinheiro, mas sim para me motivar a estudar e aprender cada vez mais, me esforçando nesse caminho.

Aliás, muito obrigado pelo feedback, pode ter certeza que vou levar tudo isso em consideração também

1

Cara qualquer experiência que traga com intuito de ajudar a comunidade sempre é bom.
Claro que você vai ter que entender quem você quer atingir, eu por exemplo comecei o meu canal falando sobre minha jornada para fazer um jogo usando Rust, porém a vida é uma caixinha de surpresas e eu acabei tendo que focar com outras coisas por conta disso hoje falo de Rust e alguns assuntos relacionados a tecnologia. Dentro do que eu me propus os assuntos não vão bem e isso tem n motivos, tem gente que só fala noticias e vai super bem.
Então o que digo é fazer se comprometer em entregar conteúdo de forma contínua e ir entendendo o que o publico que você está formando gosta ou não gosta e ir ajustando.

2

Acho que a comunidade vai me ajudar mais do que eu ajudar de alguma forma. Não sei exatamente quem quero atingir, mas talvez pessoas que estão começando e que possam ver que o começo é difícil. Não é fácil, ninguém nasce sabendo programar, e aprender a escrever um código, no início pode ser chato ou difícil. Porém, com esforço, dá certo. Meu objetivo não é ser uma fonte de motivação, mas apenas mostrar como estou lidando com isso. Quero compartilhar a minha jornada, os desafios que enfrento e como estou superando, sem prometer que será fácil.

Obrigado por comentar, fico muito feliz com o feedback!

-2

Bom dia.

Não estou dizendo que você não deve seguir na area, muito pelo contrário, se gosta mesmo de verdade é focar e seguir, mas tem alguns poréms:

Tenha em mente que qualquer profissão ligada a DEV tende a ser cada vez mais dificil embarcar na area depois de formado. Principalmente Eng Software, que é a minha. Hoje já é quase impossível. Entenda que boa parte ou quase tudo do que o Eng Software faz, pode, agora, ser automatizado para fazer com IA.

Sendo assim, minha sugestão é que foque em estudar, de verdade, conseguir um estágio vai valer muito mais a pena do que focar muito tempo em criar conteúdo que quase ninguém irá ler. Se você chegar ao final da faculdade, sem estágio, sem experiência, serão 4 anos perdidos pois existe uma grande possibilidade de não conseguir entrar no mercado depois de formado, a chance é entrar durante a faculdade.

Basta ver as postagens aqui, todo titulo que contém a palavra "Micro SaaS" tem uma história de alguem que teve dificuldade em conseguir uma vaga e precisou sair atirando para todos os lados, e 99,999% das vezes, esses sistemas não chegam nem a ter um só usuário assinante. Então, não é uma opção como andam romantizando ai pelos videos de youtube.

Fica a dica, foque em estágio, estude muito e se destaque. Essa é a melhor opção nos dias atuais e nos proximos tempos em que nossa profissão será muito condensada e apenas os melhores e que se destacam é que permanecerão nela.

Bons estudos.

1

Muito obrigado, vou levar essa ajuda em consideração. Realmente, quando vejo sobre Micro SaaS, sinto que é uma história sobre não conseguir vaga. Estou bem focado em arranjar um estágio e, por isso, estou fazendo alguns cursos extras para tentar me destacar. A ideia desses vídeos era justamente tentar me destacar um pouco, mostrando alguns projetos e criando outros. Também acredito que isso me deixaria mais animado para aprender, trazendo uma motivação extra… Não sei explicar muito bem, mas é por aí.

1

cara eu concordo contigo que focar nos estudos e num estagio é muito importante.

Sobre compartilhar conhecimento ai eu já discordo de você eu acredito que o esforço de estruturar uma ideia e compartilhar já lhe da boas skills pro dia-a-dia e além disso só o fato de você criar um conteúdo técnico te ajuda a fixar o assunto.
Quanto a IA não acho que ela esteja tão avançada assim, ela é uma boa ferramenta mas, só isso. Eu como freelancer recebo várias propostas de sistemas que foram criadas às vezes 100% com IA e o cliente conseguindo um market fit me contrata pra refatorar o codigo, onde pela falta de conhecimento técnico da pessoa, o sistema apresenta vários problemas. Além de que já passei tasks pra profissionais de desenvolvimento "orientado a IA" onde se o prompt não da uma resposta correta já é "impossivel fazer" ai vou eu e em 1 min acho a resposta no Google ou lendo a documentação.

1

Sim, é uma ferramenta que esta evoluindo e consegue fazer muita coisa que fariamos na mão, e onde precisavamos de 3, hoje precisamos de 1. Sempre será necessário, mas quem entrará na vaga será aquele que se destacou e não mais os medianos que poderiam abocanhar as outras duas vagas.