Executando verificação de segurança...
Em resposta a Cibersegurança
1

Salve!

Tenha em mente que o Cyber JR é um Pleno em outra área de técnologia (Infra, Dev, Redes, etc). Segurança sempre estará atrelada a algo, portanto é necessária ter essa base para então aplicar segurança.

Vou escrever imaginando que seja um contexto de segurança ofensiva, mas lembre-se que há várias áreas onde você pode trabalhar com cybersec, ainda mais em offsec.

Se capacite

Não me venha com certificações IBSEC, CertiProf ou certificados da udemy. Invista em si mesmo e procure cursos/certificações de refência na área que os outros profissionais também respeitam:

  • Brazil: Desec, Gohacking, Sec4Us e Crowsec.
  • Mundo: EPJT, HTB PRO LABS, PNPT.

Portifólio

Só é lembrando quem é visto.

Crie um blog e crie posts sobre os CTF que vc vem resolvendo. Gosta de Crypto? Forense? Misc? CTF like HTB? Qual o mindset pra resolver o problema? Consegue Identificar quais as mitigações do que você explorou?

Gosta de assistir talks? Faça um resumo e comenta os pontos mais importantes, tente reproduzir como POC!

Networking

Faça posts do seu blog no linkedin, comente nos dos conhecidos, faça tools (mesmo que simples) de cybersec (como um portscanner em C) e compartilhe e faça interações com outras pessoas da área.

Ninguem é feito de ouro, joga uma msg na inbox e bate um papo, boa parte da comunidade de cyber vai te responder.

Comunidade

Participe de comunidades na área, como: Mente Binária, Defcon, OWASP, Beco de Exploit. Essas possuem integrantes BR, com certeza encontrará pessoas para trocar figurinhas.

Tá acabando

O Junior só tem junior no nome mesmo, seja "Try harder" e prove com seu portifólio que você sabe o que está fazendo e tem os fundamentos necessários. Eu vejo hoje muitas pessoas tendo oportunidades para ingressar no mercado de cyber mais por estarem interagindo nas comunidades do que distribuindo CV pra "Top consultorias do Brasil".

Há vagas sim, mas os pontos que descrevi já te separam você de quem "apenas enviou o CV", isso facilita na triagem. Cosntrua seu nome, Cybersec é uma cultura que vem da prática, agora é só mostrar a todos que tipo de profissional você é.

Carregando publicação patrocinada...
1

Olá, gostei das suas dicas. Estou iniciando meus estudos em cibersegurança recentemente e estava com dúvidas a respeito de como poderia me inserir no mercado... (é, ansiedade é tenso, nem comecei, mas já pensei lá na frente kk). Bom, de qualquer modo, achei interessante suas dicas, principalmente sobre certificações. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, para ajudar iniciantes como eu.