Executando verificação de segurança...
1

Valeu @hiroshimorowaka 🚀

Eu fiquei pensando sobre essa publicação. Por quase 9 dias consecutivos ela permanceceu na página inicial e todas as interações foram positivas 💙

Acredito que esse conteúdo possa ir além se for no formato de um vídeo educacional bem criativo e com uma edição moderna.

É um investimento que super quero fazer, inclusive já iniciei uma pesquisa com programadores que possuem experiência na área e nunca fizeram testes automatizados por algum motivo (complexidade, empresa que não usa, pessoas que acreditem que não é realmente necessário, etc.).

Com esse "curso" gratuito (provavelmente no YouTube), eu espero conseguir trasmitir a filosofia do Poku de uma forma ainda mais forte, mostrando que é possível criar testes automatizados em qualquer nível e que os testes podem sim ser simples.

2

Nossa, pra mim vídeos são mais fáceis de digerir do que texto devido a algumas limitações que eu tenho e eu ficaria muito agradecido se você fizesse isso.

Eu até pouco tempo atrás negligênciei os testes automatizados e achava que "bom, se eu cliquei no botão e ele funcionou, com certeza deve estar funcionando pra todo mundo"... Ledo engano, o tanto de problema que eu já tive que arrumar por causa disso não ta escrito, eu estava lutando contra as regressões que eu mesmo estava introduzindo.

Eu super entendo porque as pessoas iniciantes nos testes pensam que isso atrasa o projeto. Sim, de fato atrasa mesmo você terminar a feature, mas isso economiza o triplo do tempo que "atrasou" porque você não vai precisar debuggar algo que já funcionava, entende?

Escrever testes consome sim bastante tempo, principalmente se quiser fazer um coverage alto, mas economiza tempo dos próximos programadores e seu próprio tempo 3x mais.

Vou finalizar aqui parafraseando o aposentado (do youtube) Fabio Akita:

"Se você não escreve testes, você vai introduzir regressão e vai perder 3 vezes mais tempo arrumando o que já funcionava do que escrevendo os testes que deveria [...] "

"Você não escreve código pra máquina, você escreve código para as outras pessoas, inclusive você do futuro"