Executando verificação de segurança...
18

Quando TABNEWS se tornou um'Linkedin'? Nunca vi tanto texto fake criado por IA como aqui

Como bem sabemos, o Linkedin tem usuários fingindo ser expert em determinada área, mas que não é bem. Muitos profissionais copiando textos gringos, usando chat GPT para gerar aquele artigo e parecer intelectual.

Estou vendo muito disso aqui, com usuários poucos preocupados em disseminar conhecimento, com vários post criado por IA todo bonitinho e editado. Todos querendo ser expert sem ser expert. Plágio, mentira e falta de noção vemos por aqui. Não são todos, é claro, mas isso normal vindo de profissionais mediocres.

18

Cara, a ação corretiva é através dos mecanismo da plataforma não permitir subir esse tipo de conteúdo dando downvote.

Pode existir de fato esse tipo de conteúdo mas somos nós usuários que iremos decidir se ele ficará na timeline.

Tem que ter cautela que muita gente aqui escreve bem mesmo - nem sempre é IA. E não há problemas em aperfeiçoar um texto/ideia com a IA - desde que tenha relevância.

1

Excelente, bem pontuado!

A maioria dos conteúdos ficará sob responsabilidade da comunidade.

Digo a maioria pois em alguns casos será necessário tomar outras medidas corretivas, como nos casos de spam.

Não que o problema esteja relacionado exclusivamente ao texto gerado por uma IA, mas convenhamos que é um facilitador.

Aqui estão alguns exemplos de publicações desse tipo:

(Não é as publicações em si - afinal já foram excluídas - mas meu comentário a elas, onde comprova que existe este problema.)

Há, aqui está a issue relacionada sobre o tema: https://github.com/filipedeschamps/tabnews.com.br/issues/1153

11
2

Fico na dúvida em como devemos encarar publicações geradas por IA...

Talvez o autor da publicação poderia sinalizar que aquele artigo foi gerado por uma. Uma vez que o artigo tenha algum proveito, mas não de sua própria autoria.

Vale levar em conta o risco de informações falsas que também podem ser geradas.

Lembro que o tema foi discutido aqui: https://github.com/filipedeschamps/tabnews.com.br/issues/1153

Pelo visto esse tipo de conteúdo não será permitido, acho uma boa decisão.

7

Eu entendo e concordo com esses pontos:

"Plágio, mentira e falta de noção..."

Pelos menos para mim, pouco importa se veio de uma I.A ou de um ser humano, desde que não tenha esses pontos citados acima, até porque o que realmente conta é o aprendizado.

Como já havia falado antes em um post, un dos maiores problemas das comunidades são é as pessoas sedentas por "aténção" isso faz com que publique coisas só para engajar e ganhar mais upvote, isso não é culpa da plataforma e sim da comunidade.

Talvez uma solução mesmo seria a separação(tag/aba/categoria) de conteteúdo, não gosto
do jeito que está hoje e tem muitos post técnicos que mereciam estar em uma aba separada. E talvez uma funcionalidade de votação para mover o post de categoria ou voto para definir o tipo do post.

5

O que eu acho mais engraçado, é que estes mesmos posts tem uma visibilidade imensa e muitos votos e comentários as vezes, mas quando postamos um post SÉRIO, como um humano, pedindo recomendações ou tirando uma dúvida, ou até mesmo apresentando um projeto, o post toma downvote e cai totalmente no limbo do esquecimento.

O Tabnews é uma comunidade que eu costumava adorar, mas infelizmente parece que está se tornando mais um "site de notícias", talvez por causa do nome? Entrando na mesma toca de coelho que o seu irmão distante: o HackerNews.

Não sei se esse foi o intuito do Deschamps, mas se este o for, então acho que vamos precisar de um fórum de qualquer maneira para separar as duas ideias, talvez um "TabForum"?

3

Quando o filipe postou o video explicando sobre o TabNews, ele deixo claro que as pessoas que usavam o TabNews era pessoas "brutalmente exatas e empáticas simultaneamente". Então acho dificil essa ter sido a ideia dele com o projeto.
Realmente, vejo pessoas novatas, assim como eu, pedindo ajuda, mostrando projetos, e até levando realmente conteúdo com valor para os outros usuários caindo no limbo do esquecimento.
Eu nunca postei nada aqui por medo de acabar sendo só mais um post totalmente esquecido, já que sou um iniciante.

1

Eu nunca postei nada aqui por medo de acabar sendo só mais um post totalmente esquecido,

Amigo, estamos na internet. Tudo é totalmente esquecido depois de um tempo.

Temos que postar o que vai impactar na vida das pessoas AGORA. Acho difícil qualquer publicação de mais de 3 dias ser revisitada.

1

O que tem mais chance de impactar a vida de uma pessoa e o nosso futuro tecnológico?

  • Tentar, sozinho, criar algo revolucionário que as pessoas ainda não sabem que precisam
  • Oferecer auxílio e apoio aos que estão iniciando na área para reduzir a taxa de desistência

Sabendo que um desistente a menos corresponde a uma chance a mais de novas ideias e projetos bons saírem do papel.

Fica aí a indagação.

Outro ponto:

Acho difícil qualquer publicação de mais de 3 dias ser revisitada

Também acho. Mas estamos falando aqui de um limbo que acontece em questão de pouquíssimas horas, isso me faz questionar, o que é que a galera que acessa o TabNews hoje está procurando ou espera encontrar no feed de postagens?

1
1

Mas um post que foi aperfeiçoado por IA, não necessariamente não é sério. Como já disseram, ter passado por uma IA não necessariamente significa que será bom ou ruim.

4

As IAs generativas de textos estão cada vez mais refinadas. Como fazer essa seleção entre textos escritos por humanos e não humanos? não seria fácil cometer injustiça?

Esses textos gerados tem uma qualidade gramatical muito boa, mas muitos textos criados também tem. Então não dá para julgar pela qualidade da escrita. Também não dá para julgar pela qualidade do conteúdo, por um motivo muito simples: a própria comunidade tem interesse neles. Ou o sistema de tabcois está defasado? eu acho que não.

Então o foco da questão não deve se tal e tal artigo é gerado por IA, mas o que podemos fazer para tornar nossos artigos (de próprio cunho) mais relevantes.

Devemos ser melhores escritores e mais esclarecedores, ou melhorar a nossa identidade literária; alguma coisa para sermos diferentes de uma máquina.


Uma das promessas do TabNews é "tudo que você ler aqui, terá valido a pena". E para ajudar a chegarmos nesse estágio, a própria comunidade poderá qualificar conteúdos com valor concreto através do uso das suas TabCoins.

https://www.tabnews.com.br/filipedeschamps/nova-melhoria-tabcoins-tabcash-e-melhorias-no-layout

3

O pior é que tem gente que posta com orgulho respostas vindas do ChatGPT ou conteúdos inteiros gerados por ele. A verdade é que a maior parte do conteúdo é de baixa qualidade e sem esforço.

Meu critério é meio que: tudo que eu encontro nos primeiros resultados do google como resposta, não vale a pena ser publicado novamente (é meio extremo dado que nem todo mundo vê as mesmas coisas, então algumas coisas aqui ajuda a disseminar mais).

Essa é uma comunidade excelente pra debater assuntos relacionados a área, mesmo que sobre carreiras e não tecnologia em si, mas virou um monte de post com título click-bait, texto de AI, posts de auto ajuda.

2

Acredito que isso seja uma das questões mais interessantes para se abordar em relação ao TabNews.

Eu entrei aqui faz praticamente 1 mês (26 dias). E como programador, me interessei nessa comunidade para criar conteudos com intuito de ensinar e aprender. Para minha surpresa, eu não me arrependi, por causa dos membros desse fórum, alguns comentarios e posts realmente me fizeram descobrir novas ferramentes e conceitos da minha área e até mesmo me motivaram a continuar programando e estudando.

Mas acredito que realmente existe uma frequência de publicação de posts de IA que me deixam receoso em relaçã ao futuro dessa comunidade.

E isso sempre me deixa intrigado, pois existe uma diferença essencial entre o Linkedin e o TabNews; é que o TabNews não é uma plataforma de emprego. Eu mesmo não vi necessidade de compartilhar o meu GitHub pessoal para a publicação dos conteúdos aqui.

Eu acredito que aqui seja um dos ambientes mais interessantes e com mais potencial para crescer na área de tecnologia. Por ele poder ser mais diverso e acredito que menos nichado que outras comunidades como as do Reddit ou do Discord. Eu não sei estimar o quanto da nossa comunidade cria esses conteúdos.

Mas acredito que, como membros, a única coisa que podemos fazer é denunciar quem acreditamos estar utilizando e criando conteúdos superficiais com essas ferramentas e utilizar nossas TabCoins com sabedoria para aquilo em que realmente acreditamos ter valor.

1

Se não existisse tabcoins não teria usuários fazendo isso, acredito que esse modelo de coins não está indo para o caminho que o criador desejava.

1
1

Parei de usar esse site justamente por isso.

LinkedIn você entra lá, de 5 posts, 4 falam sobre IA e como ela vai revolucionar seu negócio.

Esse aqui só falam de Python, Framework JavaScript e IA. Nada além disso. Difícil achar um conteúdo realmente bom aqui.