Executando verificação de segurança...
8

Ah, os velhos tempos (não necessariamente "bons" - algumas coisas até que eram sim, outras não).

Na faculdade usei Turbo Pascal na matéria de Introdução à Programação, todos diziam que "Pascal é uma linguagem bem didática", etc. De fato era bem simples, tanto a linguagem quanto a IDE.

No restante do curso usei bastante o Emacs, sabia trocentos atalhos de cabeça. Ajudou bastante porque o computador que eu tinha na época não era lá essas coisas, e eu raramente usava o modo gráfico (este eu só usava nos computadores da faculdade).

Um detalhe interessante é que o Emacs tinha um modo compartilhado em que duas pessoas podiam mexer no mesmo arquivo ao mesmo tempo. Hoje pode parecer banal, mas lembre-se que era final dos anos 90/início de 2000. Era divertido e estressante ao mesmo tempo :-)

Depois veio a era das IDE's pesadas (usei bastante as primeiras versões do Eclipse) e de fato hoje percebo que muitas vezes temos firulas demais para fazer as mesmas coisas. Detalhes importantes como o consumo de memória e rede acabam sendo negligenciados, muito por causa da disseminação da banda larga e do barateamento do hardware (daí ninguém liga de fazer npm install e <sarcasm>baixar a internet inteira de novo para cada projeto</sarcasm>).