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Ping Pong, um grande clássico

Ping Pong é um clássico, decidi fazê-lo usando C++ e Raylib.

Demonstração do jogo

Eu criei esse projeto porque eu queria fazer alguma coisa com interface gráfica (GUI) sem que fosse web nem interface de linha de comando (CLI). E também queria aprender mais sobre c++ (tinha feito um ou dois cursos de c++ da Alura). Fui pra cima!

Pedi para o ChatGPT me listar boas bibliotecas de interface gráfica em c/c++ e quando pesquisei as alternativas que ele me listou, a que mais me apeteceu foi a Raylib.

Comecei separando o Ping Pong em pedaços menores, veja:

  • Tela
    • placar
    • jogadores (raquetes)
    • bola
    • quadra
  • Jogador
    • posição: x, y
    • movimento: para cima, para baixo
    • velocidade: y
    • colisão com as bordas da quadra
  • Bola
    • posição: x, y
    • velocidade: x, y
    • colisão com as bordas da quadra
    • colisão com os jogadores (raquetes)
      ...

E fui implementando pedaço por pedaço. No momento em que publico este texto o jogo está na versão 2.1.0 e tem algumas implementações legais, são elas:

  • Fluidez e leveza - É um jogo muito simples mas me surpreendeu o fato de estar rodando com aproximadamente 25MB de memória RAM.
  • Modo Jogador contra Jogador
  • Modo Jogador contra Computador (implementei um algoritmo bem apelão)
  • Placar
  • Troca de telas
    • Logo -> seleção do modo -> quadra
  • Efeitos sonoros ao colidir

Perguntas pertinentes

Onde posso me manter informado sobre o projeto?

No repositório do mesmo: Ping Pong

Quem tu é, cara?

Olá! Eu sou Kauê, um desenvolvedor que apesar de se autointitular Backend, adora conhecer diferentes áreas.

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