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Pitch: Criei uma ferramenta de vendas no WhatsApp para lojas de roupas, calçados, eletrônicos etc que usa Inteligência Artificial

Ferramenta de vendas para WhatsApp, não é novidade para ninguém, mas uma ferramenta de vendas que usa inteligência artificial é algo bem novo, para não dizer que somos pioneiros, rs.

Neste artigo iremos te apresentar o Zaptalk: Uma ferramenta de vendas no WhatsApp para lojas de roupas, eletrônicos, jóias, moda praia, calçados e muito mais.

Antes de entrarmos no ponto do Zaptalk, você que é lojista e tem uma loja de roupas, eletrônicos, calçados etc e faz vendas off-line, ou seja, faz vendas pelo WhatsApp, já deve ter sentido a necessidade de ter um atendimento automatizado, certo?

Eu chego a arriscar que você já deve ter testado algumas ferramentas e se não testou, já deve ter visto falar de várias.

O problema é que muitas destas ferramentas vão te ajudar com uma coisa: Atendimento automático, isso é um fato, contudo, elas não vão te ajudar com outra, sabe o que é? Aumentar a conversão de vendas, a partir de uma experiência humanizada, te explico.

Experiência humanizada só a inteligência artificial pode dá aos seus clientes

Um chatbot construído sobre um fluxo de conversa pré-estabelecido, só é bom para o lojista, e por que? Porque desta forma você consegue atender 24 horas por dia, 7 dias por semana e claro que isso é ótimo.

Porém, na minha opinião, não basta apenas atender mais, temos que atender com qualidade. Atender mais, é ter número, número de atendimento, o qual pode sim resultar em vendas, não estou dizendo que não, muito pelo contrário, se você atende mais, naturalmente o seu potencial de vendas aumenta.

Mas, este chatbot do nosso exemplo, como ele tem um fluxo de conversa pré-estabelecido, o cliente se comunica com ele de forma robótica também, porque o robô só atende a comandos que ele reconhece, se o usuário não digitar 1, por exemplo, já vem aquela mensagem chata de que não entendeu.

E como fica isso com o uso da inteligência artificial?

Ah! Agora chegamos onde eu queria, olha, particularmente eu sou muito suspeito para falar de ChatGPT, inteligência artificial no geral, porque eu sou um entusiasta da área, mas voltando.

Um chatbot criado sobre uma base de inteligência artificial é bom para os dois lados, empresa e cliente, pois agora o cliente tem a sensação de estar falando com um humano.

O cliente pode usar de linguagem natural para falar com o assistente virtual, o qual entenderá e responderá também, usando linguagem natural. Não é demais isso?

O ganho aí está exatamente neste ponto, pois aquela coisa chata de digite 1 para isso, 2 para aquilo, não entendi sua mensagem em loop infinito, não existe.

Ganhos ao melhorar a experiência do cliente

1 – Aumento nas vendas

Quando melhoramos a experiência do cliente é natural também que as vendas aumentem, uma vez que ele entenderá que o problema dele será resolvido com um “humano”, não perdendo o seu precioso tempo em um fluxo de conversa que ele se perde

2 – Maior alcance, marketing gratuito

Cliente bem atendido é cliente satisfeito, e cliente satisfeito espalha a notícia, fala bem de você, da sua marca, sem contar a fidelização.

3 – Diferenciação da concorrência

Enquanto seus concorrentes estão presos aos robôs de atendimento, levando este benefícil apenas para ele. A sua empresa está na frente, pois investe em tecnologia e inovação, para aumentar a satisfação dos seus clientes.

4 – Fidelização de clientes

Falamos acima, no ponto 2, sobre o marketing gratuito que um cliente satisfeito nos dá, certo? Além disso, um cliente bem atendido e satisfeito também vira um cliente fiel. Ele escolherá você e não o concorrente, pois na concorrência ele é tratado como um robô e não como um humano.

Pronto, acredito que agora você já deve estar convencido da importância e dos ganhos que você terá ao contratar uma ferramenta que usa inteligência artificial para vendas no whatsapp, certo?

Agora você deve estar se perguntando, tá, onde eu encontro uma ferramenta como essa, como funciona, etc.

Zaptalk é uma ferramenta de vendas no WhatsApp com Inteligência Artificial para lojas de roupas, eletrônicos, calçados e muito mais

Acho que você ainda não ouviu falar deste cara e ele já está na versão 2, sabia? Vou te explicar, fica aí.

A versão 1 do MVP do Zaptalk utilizava IA somente no cliente

Quando lançamos o Zaptalk há menos de um mês, (sim, ele é novinho, por isso você ainda não ouviu falar dele) nós utilizamos IA somente no cliente.

Um parêntese, não fizemos um lançamento ainda, nem sei se faremos, o que fizemos foi montar um MPV e correr atrás dos primeiros clientes pagantes e conseguimos. : )

Voltando, a versão 1 do MVP do Zaptalk, possuía IA somente no cliente, ou seja, tudo que o cliente conversava com o bot, era interpretado pela IA e quem respondia era o fluxo de conversa. Era bom? Sim. Atendia ao ponto principal que falamos acima – Experiência do cliente? Em partes, sim.

A versão 2 do MVP do Zaptalk utiliza IA em 100% do atendimento

Como o nosso produto ainda está em construção, estamos em MVP, pensamos em melhorar o produto para que ele usasse inteligência artificial em tudo. E por que?

Como eu disse acima, a versão 1 resolve em partes a experiência do usuário, porque ele pode se comunicar em linguagem natural com o assistente virtual, mas ainda sim precisa seguir um fluxo de conversa que cá pra nós é chato.

Na versão 2 deste MVP, aí o negócio ficou muito legal, sério. Você precisa ver (vou te mostrar abaixo, fica aí), porque agora a experiência do cliente está completa.

Nesta versão estamos criando uma espécie de módulos, os quais separam os treinamentos da IA, sim, precisamos treinar a IA para cada tipo de negócio.

Módulo Lojas: Vendas off-line

O primeiro módulo que criamos foi o módulo lojas, este módulo é voltado para você que possui uma loja de roupas, calçados, jóias, móveis, moda praia, eletrônicos etc. Todas estas lojas já podem usar este módulo, pois a IA está pronta para atendê-los.

Ah! E por que vendas off-line? Estas lojas não possuem e-commerce, as vendas são realizadas 100% na loja física, ou seja, o lojista atende o cliente pelo whatsapp, mas o cliente precisa ir até a loja retirar o produto.

Uma outra característica do módulo lojas – vendas off-line, é que a IA não consulta o estoque, pelo simples fato deste segmento de negócio fazer vendas através do especialista humano.

Neste caso, a inteligência artificial faz o pré-atendimento retirando dúvidas dos leads, qualificando-os, entendendo a necessidade de cada um e enviando-os para os especialistas para concretizar a venda.

Se tiver curiosidade, você encontra uma demonsntração do Zaptalk você encontra aqui.

Quais serão os próximos módulos a serem lançados?

Queremos lançar diversos módulos que possam atender a muitos outros segmentos de negócio. Dentre eles são:

Módulo Lojas: Vendas Online, neste caso, a inteligência artificial irá consultar o estoque e realizar a venda ali mesmo.
Módulo Agendamento: Este será um módulo voltado para profissionais que trabalham com horário marcado: Barbearia, Salão de Beleza, Dentistas, Nutricionistas etc.
Módulo Suporte: Este é bem legal, este módulo ajudará quem trabalha com suporte ao cliente, exemplo: Uma empresa de TI ou quem possui um e-commerce. Treinaremos a IA para que ela possa responder às dúvidas dos clientes e ajudá-los a resolver o problema deles de forma eficiente;

Ah! Conte pra gente nos comentários, que negócio você tem e qual módulo você gostaria que nós desenvolvêssemos

Por fim, eu gostaria de saber o que você achou deste conteúdo.

Espero que de alguma forma tenha te ajudado, clareando a sua mente para o uso de inteligência artificial no seu negócio.

Pense que, quanto menos barreiras encontramos, mais nós compramos, o cliente pensa assim também.

Até +!