Executando verificação de segurança...
6

Até uma empresa como Google fracassa no lançamento de seus produtos: Fim do Google Podcasts

Recebi hoje (07/05) um e-mail (reforço) do Google informando o fim de mais um produto deles, o Google Podcasts.

No e-mail enviado para todos os usuários do produto, o Google informa que a partir de 23 de junho de 2024 o conteúdo do Google Podcasts não estará mais disponível na plataforma.

A partir de 23 de junho de 2024, o conteúdo do Google Podcasts não estará mais disponível. Depois de 29 de julho de 2024, não será mais possível migrar nem exportar suas inscrições.

É claro que este é apenas mais um produto que o Google "não emplaca", contudo, particularmente eu não considero mais um, pois em cada produto que lançamos, existem horas de dedicação para resolver o problema do usuário.

Quando falamos de grandes empresas, além de horas de dedicação, temos uma equipe enorme dedicada, diretores com suas planilhas de projeção de vendas, PPTs justificando as quedas, os números ruins e sim, para os números ruins sempre tem um "veja bem" que cola, e no final alguém vai lá decide matar o produto.

Algumas perguntas que me faço quando vejo "cenas" como essa são: O que faltou? O produto naufragou de fato ou é apenas uma mudança de estratégia? E a mais importante, qual o aprendizado tirado com essa "perda"?

Te confesso que fico curioso em saber os detalhes para que eu possa aplicar à minha realidade, pois a vida é um aprendizado e saber a hora de parar é uma decisão difícil, ainda mais quando acreditamos muito no produto.

Ah! Um fato importante também a considerarmos é que, às vezes, matar um produto não quer dizer que tivemos prejuízo, pois tudo depende da estratégia adotada, porque se você cria um produto para abrir funding para outro maior por exemplo, a estratégia deu certo, concorda?

Agora, uma lição que devemos tirar disso, seja lá por qual motivo tenha sido, independente se somos desenvolvedores (somente) ou empreendedores (também) é, apaixone-se pelo problema que você resolve e não por produto/tecnologia, pois tecnologia é apenas um meio.

Até +

Vamos trocar ideia.

Jadson.Empreendedor

2

Acho que o Google tem uma política bem não-transparente sobre o encerramento de produtos. Existem alguns produtos que pareciam um sucesso e foram terminados, como o Google Domains ou o Hangouts. Essa falta de transparência acaba prejudicando o desempenho de outros produtos que precisam de um engajamento maior, como pode ter sido o caso do Google Stadia e do Google Glass.

Veja essa lista com 295 produtos que o Google "matou": Killed by Google.

2

Acredito que no caso do Google Domains foi venda, não? Porque agora quem tem a posse dos dominios do google é a Squarespace

Em 15 de junho de 2023, o Google firmou um contrato definitivo com o Squarespace, que pretende comprar todos os registros de domínio e contas de cliente relacionadas do Google Domains. Agora que a transação entre o Google e o Squarespace foi concluída, você é um cliente do Squarespace.
Fonte: https://support.google.com/domains/answer/13689670?hl=pt-BR#:~:text=O%20que%20est%C3%A1%20acontecendo%3F,%C3%A9%20um%20cliente%20do%20Squarespace.

2

Eu usei o google podcasts. Era bem ruim!
Nunca achei que eles fizeram aquilo para ter alguma coisa de verdade.
Acho que sempre foi teste.

Ai o youtube já fez diferente! E eles mataram google podcasts para todos usarem apenas o youtube

1
1

Acho que alguns produtos foram descontinuados sem entender o devido valor, Google+ foi um desses, entre outros. Tinha público, tinha diferencial e uma quantidade de usuários pra se levar em contas ... mas como vc disse, quais foram os parâmetros para essa decisão? Um bom questionamento.

1
1

Acredito que, no final, o Google Podcasts não apresentou justificativas para sua continuidade.

Lembra do encerramento do Google Stadia? Era uma visão excelente, talvez mal implementada ou não lançada no momento certo...

1

Eu usei muito o Google Podcasts ao longo desses anos, mais por comodidade do que outra coisa, pois era possível ver que foi um produto que não saia do básico. Tinha exatamente as mesmas features por anos.

O Google deve ter matado ele por não ter conseguido rentabilizá-lo, foi mais fácil fazer como Spotify ou Amazon Music, onde podcasts são apenas mais uma feature de um produto que já está validado e gerando algum tipo de faturamento.

E com essa mudança, acredito que eu vá migrar para o Amazon Music para acompanhar meus podcasts, pois já tenho conta lá. Achei o YT Music muito mal organizado, principalmente a parte de podcasts, não tem um feed centralizado, tem que entrar canal por canal para ver os episódios recentes. Ao menos o Google Podcasts tinha isso.

2