Executando verificação de segurança...
5

O Uso da IA na Criação de Conteúdo e na Programação: Uma Reflexão

Tenho um pensamento moderado em relação a isso, considero que é necessário estar preparado e se adaptar às mudanças do mercado, mas alguns assuntos estão me incomodando um pouco.

Primeiro, a criação de conteúdo usando IA. No geral até vai, mas o camarada fazer um post no LinkedIn com dicas para entrar na área da programação onde ele só copiou e colou o texto

mimimi
(A, mas esses sites que verificam se o texto é feito de IA não funcionam. Filho! Da para ver, com o mínimo de leitura que não é você que escreveu e pensa que tá abalando)

E o pior, você vê que o perfil da pessoa não passa a credibilidade pelas experiências registradas.

Aprendi que o LinkedIn é uma plataforma para compartilhar aprendizado e desenvolvimento pessoal. Esse tipo de conteúdo tem pouco ou quase nada do aprendizado real da pessoa por trás dele. No entanto, esses conteúdos muitas vezes recebem mais engajamento, talvez devido ao formato ou a outros aspectos técnicos do texto, em vez da experiência do autor.

É bom usar a IA, claro que sim! Use-a para aprender o conteúdo que você deseja compartilhar. Teste, crie hipóteses e tenha confirmações específicas para o seu caso. O processo de descoberta é enriquecedor, embora trabalhoso e demorado. Esse processo cria uma marca em você, permitindo que você retenha o conhecimento por mais tempo e o compartilhe com mais propriedade.

O processo de descoberta é enriquecedor, embora trabalhoso e demorado.

Outro ponto que me preocupa e vejo muito na minha área como desenvolvedor, mas talvez outras profissões também sintam isso.

Você está navegando pelo feed do TikTok ou Reels e começa a ver Trends relacionadas à IA: IA que faz isso, IA que faz aquilo, IA que supera todas as outras IAs. Eu entendo que as tendências dos criadores são válidas, embora frequentemente sensacionalistas.

No entanto, às vezes, vejo colegas programando em lives e gosto de participar para ver o que estão fazendo e interagir. O problema é quando alguns devs, muitas vezes chamados de "sêniors de 2 anos", estão programando usando IA, nesse caso pode ser o ChatGPT ou Bard ou Copilot, fazendo umas perguntas deste tipo:

"Como alinhar uma div em CSS?"

Eu to louco, Alborgetti meme
Eu fico assim:

Eu to louco?! Eu pergunto, eu to louco?! Quando eu falo isso eu sou louco?! Não! EU NÃO TO LOUCO!!! (sons de batida na mesa com um porrete)

Claro, o exemplo acima é exagerado, mas coisas simples de lógica de programação sendo perguntadas à IA, em uma live ou video onde o cara ta desenvolvendo algo real, me deixam perplexo. Eu entendo que as pessoas estão aprendendo, e isso é ótimo, mas não deveriam começar a programar ao vivo sem conhecimento prévio. Aprenda primeiro e depois compartilhe sua jornada.

É como andar de bicicleta. Você não tenta exibir uma manobra
complicada com rodinhas de apoio ainda.

Disclaimer

Entendo que em uma live para demonstrar como a IA pode ajudar a programar isso seja válido, somente nesse caso! Fora isso, se você está programando usando IA pra tudo em projetos reais, isso pode ser o alerta de que você precisa voltar a estudar!


Coleguinhas, aprendam, experimentem, divirtam-se e explorem ao máximo as novas ferramentas, mas na hora de demonstrar, saibam o que estão fazendo. Porque quando as coisas derem errado e houver dinheiro em jogo, a IA de chat pode atrapalhar, mas suas próprias experiências não.

1

Bom demaaaaais kkk até pra mim que, sim, já usei IA pra complementar alguns trabalhos. A parte do "eu não to maluco" me fez lembrar do mano da praça é nossa também.
Parabéns pelo texto, pelo formato e pela crítica delícia. Morri 😅
Não vou entrar em searas sociais dessa vez, mas acho q vale sim pensar no benefício de um ombro amigo IAzado para toda uma galera que pode (ainda) não ter tido os mesmos acessos a livros, vídeos, amigos, incentivo e/ou capacidade de absorção para ajudar no progresso inicial de carreira. Ainda assim, seu ponto é bem válido.

1
1

Eu concordo 100%, inclusive eu tenho experiências com essas IAs para compartilhar, talvez algum desenvolvedor que esteja em fase de aprendizado use isso da melhor forma ao seu favor.

Eu sempre desenvolvi apis nodejs, e usei muito javascript em front end com html e css puro também e envolvendo outros framworks na jogada, porém de um tempo pra cá eu uso muito typescript e mudar minha forma de pensar, minha maneira de programar, e até mesmo a preguiça de compilar projetos typescript abriu meus horizontes. Ou seja tipagem eu foquei muito em linguagens de programação fortemente tipadas, pois me forçou a entender o que devo esperar de uma função, a tratar os possiveis erros, e até mesmo a entender o que estou fazendo.

O que quero dizer com tudo isso é,Acho válido o uso de IA, desde que você tenha em mente que não é um guru, não é a verdade absoluta, pegue a dica, mas se aprofunde na solução.

Quando eu digo solução me refiro a seguinte idéia, exemplo:

Chat GPT me de uma biblioteca para seleção de data e hora para react native

Dai o Chat te fornece a dica de usar a @react-native-community/datetimepicker, e o que você faz?, vai ver a documentação dela, analisar os parâmetros que ela espera que você passe, entenda o comportamento dela em cada plataforma, e se ela não tem tipagem, entre na node_modules, descubra o que cada função entrega, ou espera, e crie você mesmo sua tipagem.

O problema não foi a IA, o problema foi a forma que ela foi apresentada, tacaram isso no povo como se fosse a descoberta do século e que isso é a solução pra tudo, na minha opinião é uma ferramenta de trabalho, se estiver nas mão de quem quer aprender de verdade, e não usar muletas, mas sim obter algumas idéias que você pode descartar ou melhorar com sua própria criatividade.